
A certeza de uma gravidez pode ser algo que desperta muitas emoções para ambos os pais, mas nesse momento é algo marcante para sempre.
Cada momento da gravidez apresenta características que precisam ser entendidas.
Pensado nisso preparei esse artigo com algumas informações.
Confira:
Gravidez
A gravidez é um momento de inúmeras mudanças na vida da futura mamãe e consequentemente de toda a família que vai receber o bebê.
Uma gestação causa muitas transformações para a chegada do novo membro da família.
É preciso preparar o quartinho, fazer o enxoval, e em alguns casos realizar o famoso chá de fraldas ou chá de bebê, para celebrar a chegada de mais um bebê.
Esse momento é festejado perante a família e amigos e também ajuda com itens para complementar o enxoval.
A gestante geralmente sente vários sintomas de gravidez antes mesmo de se confirmar a gestação, os mais comuns são a menstruação atrasada, enjoo e aumento dos seios.
E para realmente saber com precisão se realmente uma nova vida está por vir é preciso realizar os exames de praxe.
Assim que a gravidez é confirmada, a gestante deve ir às consultas regulares com o especialista para ver como está indo o desenvolvimento do bebê e começar a realizar o pré-natal, e outros exames de rotina para acompanhar a gestação.
Inclusive, é altamente recomendado que a gestante informe ao seu médico os sintomas que geralmente sente para que sejam avaliados e se for o caso, encaminhado para um acompanhamento especializado.
-0d775063.jpg)

Gestação
A gravidez é contada por semanas e dividida em três trimestres. Cada trimestre costuma ter 13 semanas, totalizando entre 38 e 42 semanas, que é quando geralmente a mulher entra no trabalho de parto.
Em cada trimestre há uma fase diferente de formação do bebê e na mudança do corpo da gestante.
Primeiro trimestre
No primeiro trimestre da gravidez, é comum que a gestante sinta os sintomas típicos e desconfortáveis desse período, é também onde começa a divisão celular do bebê, onde o óvulo fecundado se transforma em um embrião.
Segundo trimestre
No segundo trimestre, começa a se formar o sistema do bebê.
Já é possível ouvir o coração batendo, e ele começa a desenvolver funções musculares, respiratórias e auditivas, além de também já começar a mexer as mãos, sua pele fica mais grossa.
Nesse período os pelos das sobrancelhas e da cabeça já começam a crescer.
Seus movimentos ficam mais intensos e começam a acontecer os famosos “chutes”.
Nessa fase geralmente também já é possível saber o sexo do bebê.
Terceiro trimestre
No terceiro trimestre, o bebê já está completamente formado, e ele só precisa ganhar peso e altura suficiente para vir ao mundo.
O corpo da gestante geralmente já começa a se preparar para o parto.
Nesse momento a barriga já fica maior e a ansiedade para a gestante ter o seu bebê nos braços já começa a ficar mais evidente.
É recomendado que nessa fase, a mala do bebê que será levada para a maternidade, já comece a ser arrumada, pois ele pode vir antes da data prevista.
Parto
Depois de todo esse processo da gestação, chega o tão sonhado dia do parto.
O bebê veio ao mundo e depois de passar alguns dias na maternidade e é hora da nova mamãe e do seu bebê irem pra casa.
Nesse momento, a mamãe está muito sensível e precisa muito do apoio dos familiares, amigos e principalmente do seu parceiro.
Pós parto
As primeiras semanas de um bebê em casa são de muitas mudanças e aprendizados.
São inúmeras as coisas que a mãe irá precisar aprender da rotina do seu filho: como amamentar, dar banho, arrotos, refluxos, sono, troca de fraldas e principalmente, as idas da mamãe com seu bebê ao pediatra regularmente.
É extremamente necessário as idas ao pediatra para a mamãe acompanhar a evolução e crescimento do seu bebê e levá-lo para fazer os exames e tomar as vacinas que o pediatra solicitar, para que o bebê cresça da forma mais saudável possível.
Portanto, espero que entenda que o processo que gravidez tem passo que precisam ser seguidos e compreendidos para manter tudo certo.
Esse é um momento magico que precisa ser levada a sério!