
A vacinação contra a gripe é especialmente importante para crianças com menos de 5 anos, adultos com 60 anos ou mais e mulheres grávidas. Esses grupos estão em maior risco de complicações relacionadas à gripe.
No entanto, um novo estudo publicado na revista Pediatrics mostra que as mulheres que tomam a vacina contra a gripe durante a gravidez podem reduzir significativamente o risco de seus bebês contraírem o vírus durante os primeiros seis meses de vida. Com base nos resultados, os autores do estudo listaram a imunização contra a gripe durante a gravidez como uma "prioridade de saúde pública".
Bebês de mães que foram vacinadas durante a gravidez eram menos propensos a contrair gripe nos primeiros seis meses de vida, segundo o estudo. "Os bebês não podem ser vacinados nos primeiros seis meses, então, durante esse período, eles dependem de suas mães para proteção contra a gripe", observou a principal autora Julie H. Shakib, professora assistente de pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Utah. América.
-86fae880.jpg)
-86fae880.jpg)
Para chegar às suas conclusões, Shakib e colegas analisaram os registros de saúde de mais de 245.000 mulheres grávidas e seus filhos entre dezembro de 2005 e março de 2014 – um total de mais de 249.000 crianças, incluindo gêmeos e trigêmeos. Cerca de 10% das mulheres relataram ter sido vacinadas contra influenza durante a gravidez, e os 90% restantes não foram vacinados.
Durante esse período, 658 crianças com 6 meses ou menos tiveram influenza confirmada em laboratório. Desses casos, 638 (97%) ocorreram em crianças cujas mães não foram vacinadas contra influenza durante a gravidez.
Foram hospitalizadas 151 crianças com gripe confirmada laboratorialmente, 148 das quais nascidas de mães que não foram vacinadas contra a gripe durante a gravidez. Os pesquisadores calcularam que a vacinação contra a gripe durante a gravidez reduziu o risco de gripe confirmada em laboratório em 70% e o risco de hospitalização relacionada à gripe em 80% em crianças com 6 meses ou menos.
Com as descobertas, os pesquisadores esperam que isso encoraje mais mulheres a tomar a vacina contra a gripe. "As mulheres grávidas são um grupo de alto risco durante a temporada de gripe e devem ser vacinadas", concluíram.