-72a6dc30.jpg)
A acne durante a gravidez pode ser tratada com autocuidado e medicamentos.
A acne da gravidez não é uma forma específica de acne. Algumas pessoas só parecem ter problemas de acne durante a gravidez. O provável culpado é uma superprodução de óleo (sebo) - que acontece quando o corpo produz mais de certos hormônios.
Para tratar a acne da gravidez, comece com o autocuidado:
- Lave as áreas problemáticas com um limpador suave. Duas vezes ao dia, lave o rosto à mão com sabão neutro e água morna. Evite certos produtos, como esfoliantes faciais e adstringentes. Eles tendem a irritar a pele, o que pode piorar a acne. Lavar e esfregar excessivamente também pode irritar a pele.
- Xampu regularmente. Se você tende a ter acne ao redor da linha do cabelo, lave o cabelo todos os dias.
- Não pegue ou esprema manchas. Isso pode levar a infecções ou cicatrizes.
- Evite irritantes. Não use maquiagem oleosa ou gordurosa, protetor solar, produtos para pentear ou corretivos para acne. Use produtos rotulados como à base de água ou não comedogênicos, o que significa que eles são menos propensos a causar acne.
- Esteja ciente do que toca sua pele. Mantenha o cabelo limpo e longe do rosto. Evite também apoiar as mãos ou objetos no rosto. Roupas apertadas ou chapéus também podem causar problemas, especialmente se você suar. Suor e óleo podem causar acne.
-05a1eca6.jpg)

Medicamentos também estão disponíveis para tratar a acne da gravidez. No entanto, medicamentos aplicados na pele ou tomados durante a gravidez podem entrar na corrente sanguínea e afetar o bebê. Embora a maioria dos ingredientes em tratamentos tópicos de acne sem receita não tenha sido estudada na gravidez, geralmente apenas uma pequena quantidade é absorvida pela pele.
Isso torna menos provável que o tratamento represente um risco para o bebê em desenvolvimento.
Alguns medicamentos para acne são conhecidos por causar defeitos congênitos e devem ser evitados durante a gravidez, incluindo isotretinoína oral (Amnestima, Claravis e outros). Os retinóides tópicos também devem ser evitados durante a gravidez, embora apenas uma pequena quantidade do medicamento seja absorvida pela pele. Os retinóides estão disponíveis com receita médica e sem receita médica, portanto, leia atentamente os rótulos.
Se estiver preocupada com a acne durante a gravidez, fale com o seu médico. Juntos, vocês podem pesar os prós e os contras de várias opções de tratamento.