Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Sem inchaço durante a gravidez: aprenda a se cuidar durante a gravidez!

É comum que as mulheres sintam desconforto durante a gravidez. Um dos mais comuns é o inchaço dos tornozelos e pés durante a gravidez, que pode até interferir no uso de sapatos, dificultando a caminhada a partir dos seis meses.

Há muitas razões; então, como você vê encontrá-los um por um para diminuir a situação? Fique conosco e aproveite dicas escolhidas a dedo para deixar sua gravidez mais tranquila, especial e com o mínimo de desconforto!

Causas de pés inchados durante a gravidez 

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por várias mudanças. O aumento de volume pode comprimir algumas veias, dificultar a circulação e pressionar outros membros, fazendo-os inchar.

Por isso, além de se preocupar com os cuidados com seu recém-nascido, fique atento aos problemas que você pode enfrentar antes do parto. Afinal, existem várias outras condições que podem causar os temidos pés inchados durante a gravidez. Quer saber o que são? Então fique ligado!

Retenção de líquido

Caso você não saiba, até o final de sua gravidez, seu corpo está adicionando 40 a 50 por cento do seu volume total de sangue. Isso porque o corpo precisa lidar com as necessidades dos corpos da mãe e do bebê.

Dessa forma, é normal que a retenção de líquidos aumente quando a circulação estiver mais difícil. Durante esses períodos, os vasos sanguíneos se dilatam e preenchem os espaços entre as células – o que chamamos de inchaço.

Trombose

Inchaço repentino e isolado em apenas uma perna, com dor, calor e vermelhidão, pode indicar trombose. Neste caso, um coágulo pode se formar em uma veia ou artéria.

Isso é perigoso e pode até causar danos à placenta, afetando tanto o bebê quanto a mãe.

Você precisa ter um cuidado extra com essa condição, especialmente se tiver um caso familiar, estiver acima do peso durante a gravidez, tomar hormônios de longo prazo ou tiver grandes varizes. Baixe alguns aplicativos para as mamães descobrirem se seus sintomas são normais.

Superaquecimento

As mulheres grávidas que terminam a gravidez durante o verão são mais propensas a apresentar inchaço do que aquelas que experimentam esse período durante a estação mais fria. O calor dilata os vasos sanguíneos na tentativa de resfriar o corpo e ajustar sua temperatura.

Quando isso acontece, o loop fica mais lento. O sangue então se acumula nas veias, fazendo com que os tecidos absorvam parte do fluido do sangue e causando edema ou inchaço.

Pré-eclâmpsia

O inchaço que também afeta o rosto e as mãos pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. Este é um problema sério com pressão arterial elevada que pode colocar a vida de mães e bebês em risco. Portanto, é importante manter contato com esses sinais e ligar para o seu obstetra assim que perceber:

  • Dor de cabeça;
  • visão turva ou pontos de luz;
  • Perda de proteína na urina.

Diabetes Gestacional

Os sintomas do diabetes gestacional são muitas vezes esquecidos pelas mães. Isso porque eles incluem mudanças na fome e sede, micção frequente, cansaço, ganho de peso em excesso e inchaço – todos comuns durante a gravidez. É uma doença silenciosa.

Por isso, é importante manter os exames em dia, verificar os níveis de açúcar no sangue e intervir o quanto antes. Na maioria dos casos, desaparece após o nascimento do bebê, desde que você siga as ordens do seu médico.

Celulite

Ao contrário da celulite cosmética, que pode levar ao acúmulo de gordura em áreas específicas, esta é uma infecção bacteriana da pele. É acompanhado por sensibilidade local, vermelhidão, inchaço e formigamento.

Condições mais graves podem incluir febre. A área mais severamente afetada geralmente são as pernas, mas também pode aparecer em outras partes do corpo.

Dicas para evitar esse problema

Na maioria dos casos, o inchaço dos pés durante a gravidez não é um sinal de saúde prejudicial para a mãe ou o bebê. No entanto, quando se espalha para outras partes do corpo ou não diminui de intensidade mesmo após o repouso, é importante aumentar a concentração.

Se isso acontecer, além de relatar quaisquer outros sintomas que você sentir, ligue para o seu médico e explique a situação. O médico fará um acompanhamento detalhado, analisando se há alguma deterioração de uma consulta para outra.

De qualquer forma, carregar alguns quilos de barriga nas costas não é mais uma tarefa fácil. Fazer tudo com o pé inchado é pior. Por isso separamos algumas dicas para ajudar a aliviar o desconforto nas etapas finais.

 Veja isso!

Reduzir o consumo de alimentos processados

Alimentos com alto teor de sódio e altamente processados,são ruins para sua saúde geral, mas podem ser piores para pés inchados durante a gravidez. Por isso, é interessante ficar longe do sal, frituras e alimentos industrializados.

Beber muita água

Pode não parecer, mas beber muita água vai ajudar seu corpo a não reter tanto líquido. Quando você se hidrata, seu corpo entende que não precisa armazenar líquidos. Assim você não incha tanto. Recomenda-se uma

Tome 2 a 3 litros por dia.

Evite roupas e sapatos apertados

As mulheres grávidas são proibidas de usar roupas apertadas e sapatos desconfortáveis. Além de adicionar peso às pernas, esses fragmentos podem prejudicar a circulação sanguínea e exacerbar o inchaço. Ame roupas folgadas e sapatos adequados.

Evite ganho de peso excessivo

O ganho de peso excessivo é um agravante que deve ser evitado durante a gravidez. Para evitar esses problemas e evitar que eles agravem os pés inchados durante a gravidez, faça uma dieta equilibrada desde o início. Uma dica é comer alimentos diuréticos como beterraba, laranja e pepino.

Vale também usar o Foot Soak Sachet com o Foot Soak Milk da Pink Line. Esse autocuidado ajudará na sua hidratação e saúde, além de manter os pés limpos e sedosos. 

Dilua o produto com um pouco de água morna e deixe os pés descansarem por 20 minutos. Não precisa enxaguar, apenas deixe secar! Você também pode usar o leite de imersão na banheira, submergindo todo o corpo na solução.

Agora que você já sabe como aliviar os pés inchados durante a gravidez, conheça nossa outras paginas saiba tudo sobre gravidez!