-3746a3de.jpg)
Por milhares de anos, as pessoas praticaram meditação para ajudar a induzir um relaxamento profundo e uma sensação de calma. A meditação traz muitos benefícios para todas as fases da vida, e a gravidez não é exceção. O estresse pode afetar negativamente sua saúde e a saúde de seu bebê. A meditação pode ajudá-la a lidar ativamente com o estresse e a ansiedade durante a gravidez.
O que é meditação?
A meditação é uma prática que combina técnicas mente-corpo para limpar a mente. Pode assumir muitas formas diferentes e servir a muitos propósitos diferentes. Alguns tipos de meditação são religiosos, enquanto outros são projetados para ajudá-lo a lidar com desafios ou relaxar. Mas a maioria dos tipos de meditação tem os mesmos benefícios.
Alguns dos tipos mais comuns de meditação são:
Meditação de atenção plena - A atenção plena concentra-se em focar no que está acontecendo no momento presente, em vez de se preocupar com o que aconteceu no passado ou o que pode acontecer no futuro. Você pode começar a meditação da atenção plena concentrando-se nas sensações do seu corpo.
Meditação Contemplativa - Meditação de contemplação é a prática de focar em um problema ou contradição sem deixar sua mente divagar.
Meditação mantra - Quando você faz meditação com mantra, você se concentra em repetir uma frase ou som específico. Você pode repetir seu mantra em voz alta ou mentalmente.
Meditação em movimento - Se sentar é desconfortável ou você deseja praticar alguma atividade física, pode desfrutar da meditação em movimento. Você pode praticar a meditação do movimento enquanto caminha, concentrando-se nos movimentos do corpo ou no que observa ao seu redor.
Meditação centrada no corpo - Na meditação centrada no corpo, você se concentra nas sensações físicas que sente em seu corpo. A meditação centrada no corpo também é conhecida como auto-exame.
Benefícios da meditação durante a gravidez
A meditação durante a gravidez tem muitos benefícios, incluindo:
aliviar a pressão. A gravidez é um momento feliz para muitos, mas também pode ser um momento de estresse e ansiedade. Quer esteja relacionado ao desconforto da gravidez, incerteza futura ou outros problemas, o estresse pode levar a problemas de saúde, como pressão alta e até parto prematuro.
Pesquisas mostram que a meditação pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade durante a gravidez.
Um pequeno estudo com 31 mulheres no final da gravidez descobriu que aquelas que praticavam meditação relataram menos ansiedade e emoções negativas, como vergonha, angústia e hostilidade. As participantes haviam sido tratadas para transtornos de humor no passado, e a meditação parecia ajudá-las a lidar com as emoções negativas durante a gravidez.
Outro estudo envolveu 47 mulheres com transtorno de ansiedade na gravidez, um ciclo de preocupação com a gravidez. As mulheres que praticavam meditação tinham menos ansiedade na gravidez do que as mulheres que liam livros sobre gravidez, mas não meditavam.
Reduzir o risco de parto prematuro. Bebês nascidos prematuramente correm maior risco de problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios e atrasos no desenvolvimento. Mais pesquisas precisam ser feitas, mas alguns estudos mostraram uma correlação entre a meditação e um menor risco de parto prematuro. Um estudo com 335 mulheres descobriu que mulheres que praticavam ioga tinham menos bebês com baixo peso e prematuros do que mulheres que caminhavam uma hora por dia.
-472c5751.jpg)
-472c5751.jpg)
Outro estudo descobriu que bebês nascidos de mulheres que relataram níveis mais altos de atenção plena tiveram pontuações de Apgar mais altas. A pontuação de Apgar mede os sinais de saúde do seu bebê, como pele, pulso, reflexos, nível de atividade e respiração.
crescimento saudável. Pesquisadores estão investigando como a atenção plena da mãe afeta o desenvolvimento do bebê após o nascimento. Bebês nascidos de mães com pontuação alta em atenção plena foram mais capazes de se acalmar, se adaptar a novas situações e controlar sua atenção e comportamento, de acordo com um estudo holandês.
Nem todos os estudos mostram uma relação clara entre meditação e desenvolvimento saudável. Vários estudos também mostram que os benefícios da atenção plena desaparecem se as mães pararem de praticar a meditação. Para manter os efeitos benéficos da atenção plena, você precisa manter uma prática de meditação.
Como Meditar Durante a Gravidez
Se você estiver interessado em experimentar a meditação, não precisa fazer aulas especiais. Você pode praticar meditação em quase qualquer lugar. Quase todos os tipos de meditação incluem os seguintes elementos:
Concentrado. A meditação ajuda a eliminar pensamentos repetitivos e ansiosos que podem levar ao estresse e à ansiedade. Concentrar-se em algo específico é um fator importante para limpar sua mente. Você pode se concentrar em sua respiração, sons ou frases ou objetos.
Respiração relaxada. Faça respirações profundas e uniformes para ajudar a desacelerar sua respiração. Você absorve mais oxigênio e respira com mais eficiência.
Um ambiente tranquilo. É difícil relaxar em um ambiente caótico, especialmente se você está apenas aprendendo a meditar. Tente começar em um local tranquilo, sem distrações como telefones ou barulho. À medida que progredir, você será capaz de meditar em situações mais estressantes, que podem ser onde você mais precisa meditar.
Um local confortável. Não importa se você medita deitado, sentado, em pé ou mesmo andando. Apenas tente encontrar uma posição confortável que não o distraia.
Quando você tiver todos esses elementos, poderá praticar meditação da maneira que achar melhor. Não se preocupe em meditar da maneira certa. Você pode, é claro, ir à aula se quiser, mas também pode praticar sozinho conforme sua conveniência. Aqui estão algumas ideias para você começar:
Respire fundo. Concentre toda a sua atenção na respiração. Concentre-se em perceber cada inspiração e expiração. Respire lenta e profundamente. Se sua mente começar a divagar, continue a trazer sua atenção de volta para a respiração.
Escaneamento corporal. Concentre-se em diferentes partes do seu corpo e concentre-se em como você se sente. Você pode combinar a exploração de seu corpo com a respiração profunda e imaginar a respiração quente e relaxante para remover qualquer tensão que encontrar em seu corpo.