Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Vários fatores podem contribuir para pés e tornozelos inchados durante a gravidez. Primeiro, seu corpo retém mais água durante a gravidez. Além disso, o útero em crescimento pressiona as veias, o que pode afetar o retorno do sangue ao coração. As alterações hormonais também desempenham um papel.

Pés e tornozelos inchados são comuns durante a gravidez e geralmente desaparecem após o parto. Além disso, pode ajudar:

  • Fique longe de seus pés. Evite ficar em pé por longos períodos de tempo. Se possível, sente-se com os pés para cima, ocasionalmente virando os pés nos tornozelos e flexionando-os levemente para alongar os músculos da panturrilha. Melhor ainda, mantenha as pernas elevadas enquanto está deitado.
  • Dorme à sua esquerda. Isso alivia a pressão na grande veia que retorna o sangue da parte inferior do corpo para o coração (a veia cava inferior). Também pode ajudar se você elevar ligeiramente as pernas com travesseiros.
  • Use meias de compressão. Seu médico pode recomendar o uso de meias ou meias elásticas durante o dia.
  • Mantenha-se fisicamente ativo todos os dias. Dê um passeio, ande de bicicleta ergométrica ou nade na piscina.

  • Em pé ou caminhando na piscina. Embora haja pouca pesquisa sobre o uso da pressão da água para tratar pés e tornozelos inchados, ficar em pé ou caminhar em uma piscina parece ajudar a comprimir o tecido da perna e pode aliviar temporariamente o inchaço durante a gravidez.
  • Use roupas soltas. Roupas apertadas podem restringir o fluxo sanguíneo. Não use meias ou meias que tenham faixas apertadas ao redor do tornozelo ou da panturrilha.

Algumas pesquisas sugerem que a massagem nos pés e a reflexologia, que envolve a aplicação de pressão em certas áreas dos pés, mãos e orelhas, podem ajudar a reduzir o inchaço nos pés e tornozelos durante a gravidez. 

Além disso, o inchaço não significa reduzir a ingestão de álcool. O Instituto de Medicina recomenda cerca de 10 xícaras (2,4 litros) de líquidos por dia durante a gravidez.

Embora um leve inchaço dos pés e tornozelos seja normal durante a gravidez, o inchaço doloroso repentino - especialmente se ocorrer em apenas uma perna - pode indicar a presença de um coágulo sanguíneo (trombose venosa profunda). Um aumento repentino no inchaço também pode significar que sua pressão arterial está mais alta que o normal. Ambas as condições requerem avaliação e tratamento imediatos.