-83c2e933.jpg)
Muitas mulheres, geralmente após o casamento, desejam ter filhos, seja por ser um sonho que sempre tiveram, para que possam formar uma família ou até mesmo para se sentirem mais completas. Mais de 50% dos casais brasileiros planejam a gestação dos filhos.
Porém, muitas vezes por conta de alguns problemas de infertilidade ou por dificuldade de engravidar, esse sonho acaba sendo difícil de se realizar.
Pensando nisso, falaremos neste post sobre alguns procedimentos que você pode tentar para que o seu sonho de ter um bebê se realize!
Faça acompanhamentos médicos com o seu Ginecologista
Uma das primeiras coisas que se deve fazer ao perceber dificuldade em engravidar é consultar um ginecologista ou contar para o que já realiza um acompanhamento com você sobre essa dificuldade.
Sabendo disso, ele examinará e poderá determinar se existe algum problema que possa dificultar esse processo ou se foi algum infortúnio.
Caso seja algum problema ou doença, não desista! A maior parte das doenças possuem tratamento para reverter ou pelo menos aumentar a fertilidade
OBS: Não necessariamente a dificuldade de engravidar seja algum problema de saúde da mulher.
Algumas doenças masculinas como Varicocele, Sífilis e Gonorréia dificultam o processo, portanto é importante que o seu parceiro também busque tratamento médico com um Urologista.

-83c2e933.jpg)
Cuide do seu corpo e mente!
Alguns problemas que podem dificultar a entrada para a gestação são o estresse e peso fora do ideal.
O estresse e o cansaço físico e mental podem causar alterações significativas em hormônios que auxiliam a gravidez e podem até liberar hormônios ruins que contribuem para diminuição da fertilidade.
Um peso abaixo do ideal pode diminuir a fertilidade por conta da falta de vitaminas e minerais essenciais para que a gravidez inicie de forma saudável.
Além disso, mulheres com apenas 15% de gordura corporal podem apresentar quadros de comprometimento do sistema reprodutor e ovulatório quando o ideal é de uma taxa de gordura de 22%.
Por sua vez, o sobrepeso pode causar alterações na química hormonal da mulher e pode tender a doenças como hipertensão e diabetes na gestação.
Fique de olho no ciclo menstrual
Muitas vezes a gravidez não ocorreu por conta das datas do ciclo menstrual não baterem. É fundamental saber se o seu ciclo menstrual é regular ou irregular!
Caso o ciclo seja regular, o período fértil é calculado da seguinte forma: deve-se adicionar 14 dias depois do primeiro dia da menstruação e em seguida adicionar 3 dias antes e depois do dia calculado.
Exemplo: 1º dia da menstruação: 3 de Outubro; somando 14 dias: 17 de Outubro; adicionando os 3 dias antes e depois têm-se que o período fértil começa no dia 14 e vai até o dia 20.
Já se o ciclo é irregular, o ideal é realizar um acompanhamento com o ginecologista a cada 6 meses. Com esse acompanhamento, é possível determinar o ciclo com maior e menor duração, subtraindo 14 dias. Exemplo: Se o menor ciclo for de 30 dias e o maior ciclo durar 36 dias, tem-se que o período fértil será do dia 16 ao 22 de cada mês.