Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura


Muitos casais de animais de estimação estão preocupados com o contato entre gestantes e bebês e consideram os riscos que essa relação pode trazer para a saúde das futuras mães e bebês, durante a gravidez e após o nascimento do bebê.

O fato é que, embora cuidados extras sejam realmente necessários durante esse período, ter animais de estimação traz inúmeros benefícios para mães e bebês. Portanto, você pode ter certeza de que não precisa se separar de seus amigos e, nesta nova fase da vida, ele pode eventualmente se tornar mais parceiros.

No artigo de hoje, discutiremos os benefícios da relação entre gestantes e animais de estimação. Além disso, apontaremos alguns cuidados que as mulheres devem tomar ao lidar com animais de estimação para evitar poluição e alergias. Desejo a você uma boa leitura!

Quais são os benefícios dos animais de estimação para mulheres grávidas?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, entre a 18ª e 32ª semanas de gravidez, existem mais de 11.000 mulheres grávidas. Entre elas, mulheres grávidas com cães têm 50% mais probabilidade de andar rapidamente do que aquelas com cães. Não, eles têm um amigo canino.

Ao passear com o cachorro, as gestantes acabam fazendo os 30 minutos de exercícios físicos recomendados todos os dias.

Lembrete: 7 problemas podem surgir na primeira consulta ao médico obstétrico e ginecológico

Caminhar é uma atividade de pouco impacto, indicada para mulheres acostumadas a se exercitar e grávidas sedentárias.

Desde a alta do obstetra, a caminhada tem ajudado a engravidar, trazendo saúde física e mental às gestantes, tais como:

Controle de peso - ganho de peso excessivo durante a gravidez é um fator de risco para outras doenças (como hipertensão e diabetes gestacional);

Melhore o sistema cardiovascular;

Previna o inchaço nas pernas;

Melhore o equilíbrio fortalecendo os músculos de suporte, especialmente quadris e pernas;

Reduza a ansiedade natural durante este período, pois é um momento de recreação ao ar livre e relaxamento.

Benefícios emocionais

Os cães têm um olfato apurado e percebem as mudanças hormonais de seus donos por meio do olfato. Geralmente ficam mais próximos das mulheres grávidas e constroem fortes laços emocionais. Você notará que seus filhotes virão até você com mais cautela e até mesmo muitos filhotes evitarão pular em seus donos.

Outro benefício emocional inegável é o bom humor com que os animais de estimação acordam. Com a sensibilidade da gravidez, as brincadeiras e festas com bichinhos alimentam ainda mais o coração das futuras mães.

Quais são os benefícios dos animais de estimação para os bebês?

Estudos realizados em todo o mundo mostraram que, ao contrário da crença popular, as interações entre bebês e animais de estimação (principalmente cães e gatos) reduzem principalmente o risco de asma e outras doenças respiratórias nas crianças.

É o caso de um estudo norte-americano, que acompanhou 442 pessoas do nascimento aos 7 anos. Estudos descobriram que, mesmo que os bebês vivam em ambientes altamente poluídos (grandes cidades) e tenham pelo menos um dos pais sofrendo da doença, as crianças que vivem com gatos desde o nascimento do bebê têm menos probabilidade de desenvolver asma.

A razão é que as partículas potencialmente sensibilizantes liberadas pelos gatos no meio ambiente estimulam o sistema imunológico da criança e a tornam mais resistente.

Aumentar a imunidade também é a chave para a pesquisa conduzida pelo Hospital Universitário Kupi, na Finlândia. Os resultados mostram que bebês que vivem com cães e gatos têm menos infecções e doenças respiratórias no primeiro ano após o nascimento e usam menos antibióticos.

Mulheres grávidas devem ter animais de estimação?

Apesar dos muitos benefícios que os animais de estimação trazem, ainda é importante tomar alguns cuidados ao manuseá-los durante a gravidez, pois podem transportar bactérias e microrganismos potencialmente prejudiciais à mãe e ao bebê em desenvolvimento.


1. Evite limpar a caixa de areia dos gatos

Os gatos são os hospedeiros de um protozoário que pode causar a toxoplasmose, uma doença grave quando o primeiro contato ocorre durante a gravidez — nesses casos, o risco de ela passar para o feto é de 50%, levando a malformações, cegueira no bebê e até mesmo aborto, entre outras complicações.

O perigo está nas fezes do bichano, por isso, o ideal é que, durante a gestação, você delegue a limpeza da caixa de areia para outra pessoa. Se for necessário que você mesma a limpe, use sempre luvas e lave bem as mãos com água e sabão após o trabalho.

Não deixe as fezes do gato expostas por muito tempo, pois elas ressecam e soltam partículas que podem ser inaladas.

Por mais que você goste de gatos, evite tocar em animais desconhecidos.

2. Não toque no hamster

Se você tem um hamster, é melhor evitar o contato com animais de estimação durante a gravidez porque ele pode estar contaminado com um vírus chamado coriomeningite linfocítica, que pode causar defeitos de nascença em bebês.

A contaminação ocorre através da urina, sangue ou saliva de roedores. Portanto, a limpeza da gaiola deve ser feita por outra pessoa.

3. Mantenha a casa limpa e ventilada

Cães, gatos, pássaros e tartarugas marinhas carregam as bactérias que causam infecções de origem alimentar - Salmonella e E. coli são as bactérias mais comuns.

Essas bactérias são quase impossíveis de espalhar para os bebês e seus sintomas - diarreia, febre alta, vômitos e desidratação - podem ser graves para mulheres grávidas e podem levar a partos prematuros e aborto espontâneo.

Portanto, é importante limpar com frequência as casas e ambientes frequentados por animais de estimação para evitar riscos.

4. Cuide dos passeios com cachorros grandes


Se o seu cão for grande ou tiver o hábito de puxar com força durante a caminhada, é melhor ter cuidado. A partir do meio da gravidez, seu equilíbrio ficará naturalmente prejudicado devido ao crescimento de seu abdômen, o que fará com que você se incline para a frente. Portanto, há mais risco de queda.

Se você não consegue controlar bem o cachorro, traga um companheiro. Preste atenção também no salto do pet para evitar sacudir o abdômen e desequilíbrio do corpo.

5. Mantenha a vacinação e a higiene do seu animal em dia

A vacinação e os animais bem cuidados não representam nenhum risco para a saúde de mulheres grávidas ou bebês.

Manter-se atualizado sobre vacinas, banhos e beleza garantirá a saúde de seus amigos e protegerá sua casa contra bactérias, vírus e outros fatores de risco

6. Inclua animais de estimação na preparação para o nascimento do bebê

Com certeza, quando o bebê chegar, você terá menos tempo para se dedicar ao seu animal de estimação. Para evitar problemas com pontos de referência e uma sensação de abandono, inclua animais de estimação em seus preparativos.

Deixe-o cheirar as roupas e os pés do bebê para que ele se acostume com o cheiro de novos membros da família. Sempre que você interagir ativamente com seu bebê, dar lanches como recompensa também é uma forma de incentivar a amizade entre os dois.

Você vê como é saudável a relação entre mulheres grávidas e animais de estimação? Compartilhe essas informações com amigos em suas redes sociais!