Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Saiba mais sobre os sinais e causas do corrimento amarelo durante a gravidez e quando ligar para o seu médico.

Se você está familiarizada com os sintomas típicos da gravidez, provavelmente já sabe que o aumento do corrimento vaginal é completamente normal. Mas e se o corrimento for amarelo?

A descarga normal da gravidez tende a ser clara ou branca leitosa. Então, se você notar que seu corrimento está amarelo, pode ser um sinal de que algo está errado.

Aqui está o que você precisa saber e se seus sintomas justificam uma visita ao seu médico. 

O que é corrimento amarelo durante a gravidez?

Quando você está grávida, você desenvolve leucorréia - um corrimento vaginal inofensivo causado por níveis elevados de estrogênio. A leucorréia é fina, clara ou branca leitosa com um leve odor, e é normal que a quantidade de corrimento vaginal aumente à medida que a gravidez progride.

O corrimento amarelo é um corrimento vaginal amarelo mais escuro que é espesso ou irregular, ou amarelo pálido e aguado.

 O que significa corrimento amarelo durante a gravidez?

Um corrimento amarelo mais escuro pode ser um sinal de uma infecção, como vaginose bacteriana, tricomoníase ou infecção por fungos, especialmente se o corrimento for espesso, cheirar mal ou for acompanhado de coceira ou queimação.

A secreção amarelada e aquosa pode ser líquido amniótico – o líquido que nutre e protege seu bebê no saco amniótico.

O que há com a descarga amarela?

O corrimento amarelo que pode indicar infecção geralmente é um tom mais escuro ou mais escuro de amarelo, de textura espessa ou irregular e cheira mal. Também pode ser acompanhada de coceira ou queimação. Corrimento verde ou cinza também pode ser um sinal de infecção.

E se você suspeitar que a secreção amarela é líquido amniótico? Geralmente é fácil dizer a diferença. Ao contrário do corrimento amarelo verdadeiro, o líquido amniótico é muito fino e claro ou amarelado - semelhante à urina. Geralmente é insípido ou ligeiramente doce.

Causas de corrimento amarelo durante a gravidez

Existem algumas causas possíveis de corrimento amarelo durante a gravidez, incluindo:

  • Uma infecção. Às vezes, o corrimento amarelo é causado por uma infecção como vaginose, tricomoníase ou infecção por fungos. Um corrimento amarelo de uma infecção também pode ser espesso ou irregular, ter um cheiro ruim ou ser acompanhado por outros sintomas vaginais, como coceira ou queimação.
  • Vazamento de líquido amniótico. A descarga amarela também pode ser líquido amniótico. Se você estiver longe de sua data de vencimento, poderá vazar líquido amniótico prematuramente. Se você estiver se aproximando da data de entrega, sua bolsa pode estar quebrada. Em ambos os casos, o corrimento amarelo é amarelo muito pálido (ou amarelo pálido com um tom amarelado), fino ou aguado, e sai como gotas ou jatos. Também pode cheirar doce ou não.

O corrimento amarelo durante a gravidez indica um problema?

 Durante a gravidez, qualquer corrimento que pareça diferente do habitual é sempre motivo de preocupação. Se o corrimento for um sinal de infecção vaginal, pode levar a complicações na gravidez, por isso é melhor entrar em contato com seu médico. Mas não se preocupe muito. A maioria desses tipos de infecções durante a gravidez geralmente é fácil de tratar com cremes, pomadas ou medicamentos prescritos por via oral.

Se a descarga for amarelada e aquosa como a urina, sua água pode ter quebrado. Se você estiver dentro de algumas semanas de sua data de vencimento, prepare-se! Você pode ver seu bebê em breve. Se sua data de vencimento estiver mais atrasada, você pode vazar líquido amniótico. Independentemente de quando é a data prevista para o parto, você deve entrar em contato com seu médico se suspeitar que sua água estourou.

Quando chamar o médico

Você deve ligar para o seu médico sempre que seu corrimento parecer, cheirar ou for significativamente diferente do corrimento vaginal típico.

É uma boa ideia verificar se o corrimento é amarelo escuro, espesso ou irregular, malcheiroso e acompanhado de outros sintomas (indicando uma possível infecção), ou amarelado e aguado com odor doce ou inexistente (como líquido amniótico). fornecedor.

Se o líquido amniótico vazar, seu médico pode determinar se você precisa de tratamento para uma infecção ou se seu bebê está pronto para nascer (se não, tome as medidas necessárias para manter seu bebê saudável e seguro até o nascimento do bebê).

Ligue para o seu médico se perceber que sua secreção fica amarela durante a gravidez. Ele ou ela pode determinar a causa e sugerir o tratamento adequado ou os próximos passos para manter sua gravidez e seu bebê seguros e saudáveis.