Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Quase todas as mulheres experimentam dores de cabeça ocasionais, mas as dores de cabeça na gravidez não são divertidas. Gerenciar dores de cabeça é especialmente complicado no primeiro trimestre, porque você deve evitar vários medicamentos. Se sua dor de cabeça é uma dor de cabeça tensional ou uma enxaqueca completa, há algumas coisas que você deve saber.

Quais são as causas das dores de cabeça durante a gravidez?

A causa exata das dores de cabeça nem sempre é clara. Durante o primeiro trimestre, as alterações nos níveis hormonais e no volume sanguíneo podem desempenhar um papel. Uma dor de cabeça maçante e generalizada pode ser acompanhada de estresse, fadiga e fadiga ocular. As dores de cabeça sinusais são mais prováveis devido ao nariz entupido e escorrendo que é comum no início da gravidez. Fome e baixo nível de açúcar no sangue também podem desencadear dores de cabeça.

As mulheres que de repente param de beber café e refrigerante podem sentir dores de cabeça por abstinência de cafeína. Aqueles que também experimentam náuseas e vômitos no início da gravidez podem ficar desidratados. Isso também pode levar a dores de cabeça.

A enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça durante a gravidez. Essas dores de cabeça dolorosas e latejantes geralmente são sentidas em um lado da cabeça e são causadas por vasos sanguíneos dilatados no cérebro. A dor às vezes é acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz. Uma pequena porcentagem de mulheres com enxaqueca também tem aura de enxaqueca. Eles vêem flashes de luz ou sentem formigamento em seus braços e pernas.

Quando devo me preocupar?

Você deve entrar em contato com seu médico quando sua dor de cabeça for intensa ou simplesmente não desaparecer, ou quando tiver tontura, visão turva ou alterações na visão.

Às vezes, as dores de cabeça podem estar relacionadas a problemas de pressão arterial durante a gravidez. Informe o seu médico se persistirem ou forem graves e ocorrerem após 20 semanas de gravidez. Embora os derrames durante a gravidez sejam raros, as enxaquecas podem aumentar o risco de derrame de uma mulher grávida. Se você tiver enxaquecas, comunique-as ao seu médico.

O que fazer com uma dor de cabeça?

As etapas para gerenciar dores de cabeça incluem:

  • Evite quaisquer desencadeadores de dor de cabeça conhecidos, incluindo alérgenos e certos alimentos, como MSG, carnes curadas e queijos espessos.
  • Fumar durante a gravidez nunca é uma boa ideia. Você também deve evitar o fumo passivo.
  • Tente comer bem e beber bastante líquido, especialmente se você estiver propenso a enjoos matinais.
  • Diminua seu nível de estresse. Tente massagem ou compressas frias para ajudar a aliviar dores de cabeça tensionais.
  • Se sua dor de cabeça for uma enxaqueca, descanse em um quarto fresco e escuro sem barulho e tente aplicar uma compressa quente ou fria ou uma bolsa de gelo. 

No entanto, também há boas notícias. A maioria das mulheres sente menos dores de cabeça durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre. Aquelas com histórico de enxaqueca geralmente experimentam melhora durante a gravidez.