Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Você está fazendo compras com seu filho. Ele ou ela encontrou uma guloseima que você não planejava comprar. De repente, você está no centro de uma birra.

Qual é a melhor resposta? Por que esses colapsos emocionais acontecem? Você pode detê-los? Considere estas dicas de birra.

Por que perder a paciência?

As birras são quando uma criança fica frustrada com suas limitações ou com raiva por não conseguir fazer o que quer. Talvez seu filho esteja tendo problemas para pensar em algo ou concluir uma tarefa. Talvez seu filho tenha dificuldade em expressar seus sentimentos em palavras. A frustração pode desencadear explosões emocionais – levando a acessos de raiva.

Se seu filho está cansado, com fome, não se sentindo bem ou precisa de uma transição, seu limiar de frustração pode ser reduzido – e uma birra pode ser mais provável.

As crianças fazem birras de propósito?

As crianças pequenas não pretendem perturbar ou embaraçar seus pais. Para a maioria das crianças, as birras são uma forma de expressar frustração. Em crianças mais velhas, as birras podem ser um comportamento aprendido. Se você recompensar seu filho por acessos de raiva com algo que ele deseja - ou tirar seu filho de problemas tendo um acesso de raiva - a criança pode continuar a ter acessos de raiva.

Uma birra pode ser evitada?

Pode não haver uma maneira infalível de evitar acessos de raiva, mas há muitas coisas que você pode fazer para incentivar o bom comportamento até mesmo nas crianças mais novas.

Por exemplo:

  • Sempre o mesmo. Crie uma rotina para que seu filho saiba o que esperar. Atenha-se a uma rotina o máximo possível, incluindo horários de soneca e hora de dormir. Se seu filho não descansar o suficiente ou ficar quieto, ele pode ficar irritado.
  • Planejar com antecedência. Faça recados quando é menos provável que seu filho esteja com fome ou cansado. Se você espera na fila, traga pequenos brinquedos ou guloseimas para manter seus filhos ocupados.
  • Permita que seu filho faça escolhas apropriadas. Evite dizer não para tudo. Para dar ao seu filho um senso de controle, deixe-o fazer escolhas. "Gostaria de vestir sua camisa vermelha ou sua camisa azul?" "Você gostaria de morangos ou bananas?" "Você gostaria de ler um livro ou construir uma torre com blocos?"
  • Elogie o bom comportamento. Dê atenção extra quando seu filho estiver bem. Dê um abraço em seu filho ou diga a ele como você fica orgulhoso quando ele compartilha ou segue instruções.
  • Evite situações que possam desencadear uma birra. Não dê às crianças brinquedos muito avançados. Se seus filhos imploram por brinquedos ou guloseimas enquanto você faz compras, evite lugares com essas tentações. Se seu filho se comporta mal em um restaurante, escolha um lugar que ofereça um serviço rápido.

Qual é a melhor maneira de lidar com uma birra de uma criança?

Muitas vezes, a melhor maneira de lidar com uma birra é manter a calma. Se você responder com muita raiva, seu filho pode copiar seu comportamento. Gritar para acalmar a criança também pode piorar as coisas.

Em vez disso, tente distrair seu filho. Mudar o livro, mudar de lugar ou fazer caretas pode ajudar. Se você pedir a seu filho para fazer algo contra a vontade dele, vá em frente e ajude. Se você pediu a seu filho para não brincar em uma determinada área, considere mostrar a ele onde é apropriado brincar.

Se seu filho está batendo ou chutando alguém ou tentando correr para a rua, interrompa o comportamento segurando-o até que ele se acalme.

Quando seu filho se acalmar, explique calmamente suas regras.

E se meu filho se tornar perturbador ou perigoso?

Se a birra aumentar, afaste seu filho da situação e faça uma pausa:

  • Escolha um ponto de tempo limite. Faça com que seu filho se sente em um lugar chato, como uma cadeira na sala de estar ou no chão do corredor. Espere que seu filho se acalme. Considere dar ao seu filho uma pausa de um minuto em cada idade.
  • Aceitar. Se seu filho começar a se movimentar antes do limite de tempo, devolva-o ao local designado para o limite de tempo. Não responda a nada que seu filho diga durante os intervalos.
  • Saiba quando o tempo limite. Quando seu filho se acalmar, discuta brevemente o motivo da interrupção e por que o comportamento foi inadequado. Em seguida, retome suas atividades normais.

No entanto, não use muitos tempos limite, ou eles não funcionarão.

Quando você precisa de ajuda profissional?

À medida que seu filho desenvolve o autocontrole, as birras devem se tornar menos comuns. A maioria das crianças começa a ter poucos acessos de raiva aos 3 anos e meio. Se seu filho causar danos a si mesmo ou a outras pessoas, prender a respiração até desmaiar durante uma birra ou tiver acessos de raiva piores após os 4 anos de idade, compartilhe suas preocupações com o médico de seu filho. Os médicos podem considerar problemas físicos ou psicológicos que podem estar causando a birra.