
Dormir naqueles dias nublados de recém-nascido nunca é fácil. Mas uma maneira de os pais tirarem mais proveito disso é trabalhando no turno da noite.
Leia sobre as diferentes maneiras pelas quais as famílias podem administrar as mamadas noturnas de seus recém-nascidos, incluindo exemplos de horários.
O que é o Sistema Neonatal Noturno?
Durante o período do recém-nascido, muitos casais optam por estabelecer um sistema de plantão noturno, e ambos os pais se revezam para cuidar do bebê. Os pais alternam os cuidados com o bebê, como mamadas noturnas, troca de fraldas, arrotos e colocar o bebê de volta na cama.
Os sistemas noturnos podem não funcionar para todas as famílias, incluindo famílias monoparentais e monoparentais.
Mas em famílias biparentais, onde ambos os parceiros têm horários semelhantes, dividir as tarefas noturnas pode ajudar todos a se sentirem mais descansados e dar aos pais nulíparos mais oportunidades de se relacionar com seu bebê. O sono extra que acompanha o trabalho por turnos também pode ajudar os pais em risco de depressão pós-parto.
Mas os pais não são os únicos que podem assumir tarefas noturnas. Você pode pedir a outros membros da família ou amigos para estarem de plantão à noite - uma mudança que é especialmente útil para pais solteiros ou famílias onde pais solteiros trabalham à noite. A contratação de enfermeiros noturnos pode ser outra opção se for economicamente viável.
Descobrir o regime noturno certo para sua família depende de como você alimenta seu bebê e fará tentativas e erros.
Aqui estão alguns cronogramas de amostra para você começar, bem como dicas para fazer o programa funcionar para todos.
Exemplo de horário do turno da noite para bebês
Assim como não existe uma maneira "certa" de alimentar seu bebê, não existe um único horário noturno para seu recém-nascido. Algumas famílias amamentam exclusivamente; outras complementam a fórmula ou exclusivamente com bombas e mamadeiras; outras alimentam com fórmula desde o primeiro dia. Todos esses métodos de alimentação fornecem os nutrientes de que seu bebê precisa para crescer e se desenvolver.
Os tempos de troca variam dependendo de como seu bebê está se alimentando. (Por exemplo, mães que amamentam exclusivamente acordam com mais frequência do que pais alimentados exclusivamente com fórmula). As necessidades e preferências individuais de você e de seu parceiro também são levadas em consideração.
Esses horários também dependem da idade do bebê, da frequência com que ele dorme e come à noite e de outras variáveis (por exemplo, quanto tempo leva para ele voltar a dormir). No entanto, a linha do tempo de exemplo abaixo pode ajudar a fornecer um ponto de partida para descobrir qual sistema é ideal para sua casa.
Exemplo de Horário de Turno Noturno para Famílias que Alimentam com Fórmula
A alimentação com fórmula oferece maior flexibilidade para famílias que desejam trabalhar no turno da noite. Como os pais podem compartilhar as responsabilidades de alimentação igualmente, cada um tem a capacidade de dormir mais.
- 19:00: O pai 1 dá ao bebê uma mamadeira
- 20:00: Ambos os pais vão para a cama
- 22:00: O pai 2 dá ao bebê uma mamadeira
- 23:00: Pai 2 vai para a cama
- 01:00: O pai 1 dá ao bebê uma mamadeira
- 2:00 AM: Pai 1 vai para a cama
- 4:00 AM: Pai 2 dá ao bebê uma mamadeira
- 5:00 AM: Pai 2 vai para a cama
- 7:00 AM: Pai 1 dá ao bebê uma mamadeira
(Observação: este cronograma pressupõe que o bebê seja alimentado com fórmula quando recém-nascido, alimentando-se aproximadamente a cada três a quatro horas. Também pressupõe que cada mamada leva aproximadamente uma hora, embora na realidade possa levar mais ou menos tempo Todos deveria voltar a dormir.)
Exemplo de horário noturno para uma família de alimentos mistos
A alternância entre a amamentação e a mamadeira, também conhecida como alimentação mista, permite às mães que amamentam alguma flexibilidade à noite, porque nem sempre estão disponíveis para todas as mamadas. No entanto, o sono prolongado aumenta a probabilidade de plenitude, especialmente se seu bebê for recém-nascido e você ainda estiver aumentando sua produção de leite.
Você pode optar por acordar entre cada mamada e extração (algumas mães acham isso um pouco mais rápido do que a amamentação e permite que você volte a dormir logo após a extração, enquanto o outro pai cuida do bebê e limpa a parte da bomba).
- 19:00: Mãe amamenta o bebê
- 20:00: Mamãe vai para a cama
- 22:00: O pai que não deu à luz dá ao bebê uma mamadeira
- 23:00: O pai que não deu à luz vai para a cama
- 01:00: A mãe amamenta o bebê
- 2:00 AM: Mamãe vai para a cama
- 4:00 AM: O pai que não deu à luz dá ao bebê uma mamadeira
- 5:00 AM: O pai que não deu à luz vai para a cama
- 7:00 AM: Mãe amamenta o bebê
(Observação: este cronograma pressupõe que os bebês sejam amamentados e alimentados com fórmula, alimentando-se aproximadamente a cada duas ou três horas. No entanto, os bebês amamentados devem ser alimentados sob demanda para que seu bebê queira se alimentar durante a noite. Coma com mais frequência. Ele também assume que leva cerca de uma hora para completar cada mamada, embora na realidade possa levar mais ou menos para que todos voltem a dormir.)
-363892d9.jpg)
-363892d9.jpg)
Exemplo de horário noturno para uma casa de bombeamento exclusiva
A extração do leite materno dá a ambos os pais a oportunidade de alimentar o bebê.
- 19:00: A mãe dá ao bebê uma mamadeira de leite bombeado depois de ter bombeado antes
- 20:00: Mamãe vai para a cama
- 22:00: A mãe bombeia (e volta para a cama após a extração) enquanto o pai que não está dando à luz dá ao bebê uma mamadeira com leite previamente bombeado
- 23:00: o pai que não deu à luz vai para a cama
- 1:00 AM: A mãe acorda e bombeia, depois dá mamadeira para o bebê
- 2:00 AM: Mamãe vai para a cama
- 4:00 AM: A mãe bombeia (e volta para a cama após a extração) enquanto o pai que não está dando à luz dá ao bebê uma mamadeira com leite previamente bombeado
- 5:00 AM: O pai que não deu à luz vai para a cama
- 7:00 AM: A mãe bombeia e depois dá a mamadeira para o bebê
(Observação: este cronograma pressupõe que o bebê é um recém-nascido que é alimentado com mamadeira aproximadamente a cada duas ou três horas. No entanto, seu filho pode querer comer mais do que à noite. Também pressupõe que cada sessão de alimentação leva cerca de uma hora , embora praticamente todos precisem de mais ou menos tempo para voltar a dormir.)
Exemplo de horário noturno para famílias que amamentam
As mães que amamentam exclusivamente precisam estar acordadas para todas as mamadas à noite. No entanto, os pais que não carregam ainda podem maximizar o tempo de sono se assumirem as funções não alimentares, como trocar fraldas, arrotar e colocar o bebê de volta no sono.
- 19:00: Mãe amamenta o bebê
- 20:00: Mamãe vai para a cama
- 22:00: Mãe amamenta o bebê
- 22h30: a mãe volta para a cama, o pai que não está dando à luz lida com as trocas de fraldas e os arrotos
- 23:00: o pai que não deu à luz vai para a cama
- 01:00: A mãe amamenta o bebê
- 1h30: a mãe volta para a cama, o pai que não está dando à luz lida com as trocas de fraldas e os arrotos
- 2:00 AM: O pai que não deu à luz vai para a cama
- 4:00 AM: A mãe amamenta o bebê
- 4h30: a mãe volta para a cama, o pai que não está dando à luz lida com as trocas de fraldas e os arrotos
- 5:00 AM: O pai que não deu à luz volta para a cama
- 7:00 AM: Mãe amamenta o bebê
(Observação: este cronograma pressupõe que o bebê seja amamentado como recém-nascido, alimentando-se aproximadamente a cada duas ou três horas. No entanto, os bebês amamentados devem ser alimentados sob demanda, portanto, seu filho pode querer mamar com mais frequência do que isso. Durante a noite. Também pressupõe que seja leva cerca de uma hora por mamada, mas na realidade pode levar mais ou menos tempo para que todos voltem a dormir.)
Dicas para navegar na programação do turno da noite
Revezar leva algum tempo para se acostumar. Essas dicas podem preparar o terreno para o sucesso e ajudar você e seu parceiro a dormir mais.
- Defina um cronograma com antecedência. Discuta quem estará no turno para saber quem estará no turno e quando. Dessa forma, não há necessidade de discutir sobre quem é a vez de trocar as fraldas às 3 da manhã.
- Mas permita alguma flexibilidade. Pense no seu plano como um conjunto vago de diretrizes, em vez de um cronograma estrito. Os recém-nascidos não cumprem horários, então algumas noites você precisará se desviar do roteiro.
- Planeje ir para a cama o mais rápido possível depois que seu bebê dormir. Especialmente para mães que amamentam, você pode maximizar o tempo da soneca desligando as luzes assim que o bebê terminar de comer. Se você está tendo problemas para tirar uma soneca, certifique-se de manter bons hábitos de sono, como não mexer no telefone antes de dormir e evitar a cafeína no final da tarde.
- Considere dormir em quartos separados. Um pai de folga dormirá mais profundamente se puder tirar uma soneca em um lugar tranquilo.
Definir um horário para o turno da noite pode mantê-lo com a melhor aparência quando estiver com os olhos turvos. Trabalhando juntos, você e seu parceiro podem lidar com madrugadas (e madrugadas) para que ambos se sintam mais descansados durante o dia.