
A Síndrome de Down ocorre na hora da concepção e se caracteriza pela trissomia do cromossomo 21, em todas ou na maior parte das células de um indivíduo.
O diagnóstico da Síndrome de Down pode ser feito tanto durante a gravidez quanto após o nascimento do bebê.
Para isso, é necessário fazer alguns exames como é o caso da amniocentese, translucência nucal e outros.
Normalmente, não são todas as mamães que realizam esses exames. Esses exames são indicados principalmente para gestações em mulheres com mais de 35 anos ou em caso de gestante que já possui Síndrome de Down.
Os exames são solicitados também, caso a obstetra veja alguma alteração durante o ultrassom ou o papai tenha alguma mutação relacionada ao cromossomo 21.
Porém, nada impede você mamãe, independente da sua idade, de solicitar junto ao seu médico esse exame se achar necessário.
Mas fique tranquila, a gravidez de um bebê com síndrome de Down é exatamente igual à de um bebê que não possui a síndrome. Só é necessário fazer todos os exames recomendados pela sua obstetra para avaliar o desenvolvimento e a saúde do seu pequeno.
Para descobrir como fazer o diagnóstico da Síndrome de Down, continue lendo este conteúdo até o final.


Como fazer o diagnóstico da Síndrome de Down
Hoje, descobrir se o seu pequeno tem Síndrome de Down é muito mais fácil, isso porque existem exames que diagnosticam isso antes mesmo do nascimento do seu pequeno.
Esses exames possuem uma precisão de quase 100% e servem para que os pais se preparem para acolherem da forma correta um bebê com Síndrome de Down.
Os exames para o diagnóstico durante a gravidez são:
Coleta de vilosidades coriônicas:
Esse exame pode ser feito a partir da 9ª semana de gestação e consiste na remoção de uma pequena porção de placenta. Nela é possível visualizar material genético idêntico ao do bebê.
Perfil bioquímico materno:
É possível realizar esse exame entre a 10ª e 14ª semana de gestação. Esse exame mede a quantidade de proteína e de um hormônio chamado beta hCG, produzido pela mulher apenas durante a gravidez.
Translucência nucal:
O exame de Translucência Nucal é indicado apenas depois da 12ª semana da gestação. Através desse exame é possível medir o comprimento da nuca do bebê.
Amniocentese:
Já o exame de Amniocentese pode ser feito entre a 13ª e a 16ª semana de gestação. Ela consiste na análise de uma amostra do líquido amniótico retirado da gestante.
Cordocentese:
Esse exame é feito a partir da 18º semana da gestação e consiste na retirada de uma amostra do sangue do bebê através do cordão umbilical.
Agora que você já sabe como é o diagnóstico da síndrome de down ainda dentro da barriga da mamãe, se preparar para esse pequeno vai ser muito mais fácil.
Mas, se tiver alguma dúvida sobre alguma dessas fases entre em contato conosco no canto superior direito.