
Uma das dúvidas mais comuns que os novos pais têm é com que frequência o bebê deve comer. A melhor resposta é surpreendentemente simples: de modo geral, os bebês devem ser alimentados sempre que parecerem estar com fome.
Como posso saber se meu bebê está com fome?
Para bebês que nascem prematuramente ou apresentam certas condições médicas, o melhor é seguir as recomendações do seu pediatra para alimentação regular. Mas para a maioria dos bebés saudáveis a termo, os pais podem procurar sinais de fome observando o bebé em vez de olharem para o relógio. Isso é chamado de alimentação sob demanda ou alimentação responsiva.
Sinais de fome
Bebês famintos costumam chorar. Mas é melhor ficar atento aos sinais de fome antes que o bebê comece a chorar, o que é um sinal tardio de fome que pode dificultar que o bebê se acomode para comer.
Alguns outros sinais clássicos de que um bebê está com fome:
- Lamber seus lábios
- Mostrar língua
- Procurando (movendo a mandíbula e a boca ou a cabeça para encontrar o seio)
- Coloque a mão sobre a boca repetidamente
- Boca aberta
- Turbulência
- Chupe tudo ao redor
No entanto, é importante perceber que cada vez que o seu bebé chora ou mama, não é necessariamente porque está com fome. Os bebês sugam não apenas por fome, mas também por conforto. Pode ser difícil para os pais perceberem a diferença no início. Às vezes, seu bebê só precisa ser segurado ou colocado uma fralda.
Diretrizes gerais para alimentar seu bebê
É importante lembrar que todos os bebês são diferentes – alguns preferem lanches com mais frequência, enquanto outros bebem mais água de uma só vez e passam mais tempo entre as mamadas. No entanto, à medida que a maioria dos bebés cresce e a sua barriga consegue reter mais leite, eles bebem mais e passam mais tempo entre as mamadas.
Do nascimento aos 6 meses: Quanto seu bebê costuma comer?
- A maioria dos recém-nascidos come a cada 2 a 3 horas, ou 8 a 12 vezes a cada 24 horas. Os bebês só podem beber meia onça por mamada durante os primeiros dois dias de vida, mas depois disso geralmente bebem 1 a 2 onças por mamada. Por volta das duas semanas de idade, essa quantidade aumenta para 2 a 3 onças.
- Por volta dos 2 meses de idade, os bebês normalmente recebem 120 a 150 ml por mamada a cada 3 a 4 horas.
- Aos 4 meses de idade, os bebês geralmente consomem 120 a 180 gramas por mamada.
- Aos 6 meses de idade, os bebês podem beber até 240ml de água a cada 4 a 5 horas
-d01d3df0.jpg)
-d01d3df0.jpg)
Preocupe-se em alimentar seu bebê demais ou não o suficiente
Muito cheio?
Os bebês geralmente comem bem com moderação, mas às vezes comem mais do que precisam. Bebês alimentados com mamadeira podem ser mais suscetíveis à superalimentação porque beber na mamadeira pode exigir menos esforço do que amamentar.
Bebês que comem demais podem ter dores de estômago, gases, cuspir ou vômitos e correm maior risco de obesidade mais tarde na vida. É melhor dar menos porque você sempre pode dar mais se o seu bebê quiser. Isso também dá ao bebê tempo para perceber que está satisfeito.
Se você está preocupado com o fato de seu bebê continuar desejando comida - mesmo depois de ter comido o suficiente - converse com seu pediatra. Uma chupeta pode ser usada após a alimentação para ajudar a acalmar bebês com peso saudável, que preferem sugar para obter conforto em vez de nutrição. Para bebês amamentados, o melhor é esperar até as 3 a 4 semanas de idade, quando a amamentação está totalmente estabelecida, para oferecer chupeta.
O ganho de peso é um problema?
A maioria dos bebês dobra o peso ao nascer aos 5 meses de idade e triplica o peso ao nascer no primeiro aniversário. Se o seu bebê tiver dificuldade para ganhar peso, não espere muito entre as mamadas, mesmo que isso signifique acordá-lo.
Certifique-se de discutir com seu pediatra com que frequência e quanto alimentar seu bebê.
Como posso saber se meu bebê está comendo o suficiente?
Fraldas diárias
As fraldas do seu recém-nascido são um bom indicador se ele está comendo o suficiente. Nos primeiros dias após o nascimento, seu bebê deve molhar de 2 a 3 fraldas por dia. Após os primeiros 4 a 5 dias, seu bebê deverá molhar pelo menos 5 a 6 fraldas por dia. A frequência das evacuações varia muito, dependendo se o seu bebê é amamentado ou alimentado com fórmula.
Gráfico de crescimento
Durante os exames regulares de bem-estar, o pediatra verificará o peso do seu bebê e o traçará em um gráfico de crescimento. O progresso do seu bebê nos gráficos de crescimento é uma forma de saber se ele está comendo o suficiente. Os bebês que permanecem dentro das porcentagens de crescimento saudável provavelmente receberão quantidades saudáveis de alimentos durante as mamadas.
Lembrar
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre as quantidades adequadas para o seu bebê comer, converse com seu pediatra.