Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Praticar ioga pré-natal pode beneficiar tanto a mãe quanto o filho. O yoga pré-natal concentra-se em técnicas de respiração e alongamentos suaves. Essas aulas são projetadas para torná-lo mais flexível e pronto para o trabalho de parto.

Se estiver grávida, experimente uma aula de ioga pré-natal no estúdio ou em casa.

O que é Yoga pré-natal?

Yoga pré-natal é um tipo de yoga projetado especialmente para mulheres grávidas. O Yoga visa criar equilíbrio entre as dimensões emocional, mental, física e espiritual. O yoga pré-natal foi desenvolvido para ajudá-la a se preparar para o trabalho de parto, relaxando o corpo e concentrando-se em técnicas e poses seguras para cada estágio da gravidez.

A ioga pode melhorar sua saúde física e mental - e não apenas durante a gravidez. Se você não praticava ioga antes da gravidez, é melhor consultar seu médico antes de iniciar qualquer aula de ioga pré-natal.

Por que você pode querer experimentar o Yoga pré-natal

Fazer pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias é bom para você e seu bebê. Você não precisa de muito exercício para ver os benefícios do exercício. A ioga pré-natal é uma rotina de condicionamento físico de baixo impacto que pode ajudar a melhorar seu humor e sono, aumentar sua força e flexibilidade e reduzir a dor lombar e outros sintomas comuns da gravidez.

Outros benefícios de fazer yoga pré-natal incluem:

Reduz o estresse e os sintomas de depressão e ansiedade. Uma combinação de movimento consciente e respiração regular pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão. A respiração lenta e rítmica ativa o sistema nervoso e bloqueia o cortisol, cujos níveis elevados têm sido associados à depressão.

Melhorar o fluxo sanguíneo. Alongamento e ioga ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para o coração. O fluxo sanguíneo melhorado significa que mais sangue rico em oxigênio vai para o seu bebê. Isso pode colocar seu bebê em um caminho de desenvolvimento saudável.

Pode melhorar sua experiência de trabalho. Começar a ioga pré-natal em qualquer trimestre pode ajudá-la a relaxar melhor e a se manter positiva durante o trabalho de parto. Meditação e exercícios respiratórios demonstraram reduzir a dor e a ansiedade durante o parto. Ser confiante e desenvolver suas habilidades de enfrentamento também ajudará você a ter uma experiência de trabalho de parto menos dolorosa.

Pode ajudá-lo a construir um sistema de suporte. As aulas de ioga pré-natal também podem ajudar sua vida social, conectando-se com outras mães grávidas.

Um forte sistema de apoio ajuda durante o trabalho de parto e o período pós-parto. A ansiedade sobre o processo de parto pode piorar o trabalho de parto. Pode ser reconfortante poder falar sobre suas experiências e ouvir as histórias de outras pessoas.

Ioga a cada trimestre

Quanto mais tarde na gravidez, menos intenso o treinamento.

Primeiro trimestre. Durante este período de três meses, você pode se sentir cansado e enjoado. Tente evitar esforço excessivo. Fazer poses de ioga lenta e cuidadosamente pode fazer você se sentir pior. A ioga pode aliviar os sintomas da gravidez, como náuseas e dores nas costas.

Segundo trimestre. Durante esta fase, você deve evitar poses abdominais e torções violentas. Se você praticar poses avançadas como backbends e handstands - onde seus pés estão acima da cabeça - você pode modificá-los. Ficar de cabeça para baixo pode comprimir os pulmões e causar desconforto severo.

Terceiro trimestre. Você pode se sentir cansado com mais frequência e seu equilíbrio pode estar descentralizado. A ioga durante esse período deve se concentrar em posturas restaurativas e de abertura do quadril. O alongamento leve pode ajudar a aliviar a dor. Evite deitar de costas. Blocos e almofadas podem ajudá-lo a manter uma postura confortável e segura.

Considerações de segurança

Exercício e exercício são ótimas maneiras de se manter saudável durante a gravidez, mas se esforçar demais pode sair pela culatra. Certos movimentos e posições podem ser perigosos para você e seu bebê.

Certos tipos de yoga devem ser evitados durante a gravidez. A ioga quente pode ser perigosa porque o calor extremo pode causar defeitos no tubo neural. Torções e dobras também devem ser evitadas. Esses movimentos podem desequilibrá-lo e aumentar o risco de queda. Posições que colocam muita pressão no abdômen também podem prejudicar o bebê.

Mesmo se você se exercitou antes da gravidez, ainda deve consultar seu médico antes de iniciar qualquer prática de ioga pré-natal. Fique atento a sinais como dor intensa com certos exercícios, sangramento vaginal ou diminuição dos movimentos fetais. Se o movimento ou a posição for desagradável, retorne lentamente a uma posição confortável.

Conteúdos Relacionados

Meditação Gravidez Saiba os Benefícios

5 Benefícios da Meditação na Gestação