
Os primeiros meses de gravidez são especialmente importantes para mulheres com doenças que alteram a circulação ou têm antecedentes auto-imunes.
João Bortoletti, obstetra e ginecologista da Universidade Federal de São Paulo, alertou: “Diabetes, hipertensão, problemas de tireoide ou hipófise exigem cuidados adicionais durante a gravidez, mas são mais importantes no primeiro trimestre. Importante.“ Essas disfunções afetam a liberação de hormônios necessários ao crescimento normal das células, prejudicando o desenvolvimento dos bebês.
Primeiro mês de gravidez é a adaptação da mulher à maternidade: mudanças profundas ocorrem em seu corpo e em suas emoções. Nesse período, você já pode sentir mais inchaço e dores no abdômen e nos seios. O cheiro fica mais pronunciado, acompanhado de náuseas e náuseas.
Devido à explosão de hormônios, começaram a aparecer sintomas de estresse e dores de cabeça, mas fiquem tranquilos, pois o momento de grande felicidade está chegando. Uma revolução está acontecendo em seu corpo: os órgãos vitais do bebê começam a se desenvolver nas primeiras semanas, e alguns cuidados devem ser tomados durante este período para evitar o risco de aborto espontâneo e deformidade. Neste artigo, preparamos um guia para você que pode ajudá-lo - e muito! - Neste momento tão especial para você e seu bebê. Confira!
1. Como deve ser a dieta para grávida
Nesse período, nada melhor do que uma alimentação balanceada para manter sua saúde em dia. Invista em vegetais, frutas e vegetais ricos em vitaminas B, cálcio, ferro, zinco e fibras. O ácido fólico é um nutriente importante nos primeiros meses de gravidez porque pode evitar o risco de defeitos fechados em bebês do tubo neural (DFTNs), que podem causar problemas graves, como anencefalia. Portanto, use alimentos como espinafre, brócolis, fígado bovino, grão de bico, laranja e abacate em seu menu. Se ainda tiver dúvidas, fique à vontade para consultar uma nutricionista!

-08e5a5e6.jpg)
2. A importância da atividade física na gestação
Caminhar durante o dia e exercícios leves (ioga e natação) podem ajudar a melhorar o desconforto e o cansaço comuns no primeiro trimestre da gravidez. Além disso, desde que não seja de alto impacto, a atividade física regular pode ajudar a liberar serotonina no corpo, um hormônio importante que torna a gravidez mais saudável e feliz.
3. Os Cuidados e Mudança de hábitos: cigarros e bebidas alcoólicas
Se você fuma ou bebe álcool regularmente, deve evitar esses hábitos agora. Essa dica também se aplica a futuros pais. Por conterem altas substâncias químicas, os cigarros e o álcool podem causar problemas de deformidade infantil e risco de doenças congênitas.
4. Automedicação é proibida
Analgésicos e antipiréticos só podem ser usados ??sob a orientação de um médico, assim como pomadas e cosméticos. Você deve informar seu obstetra sobre o uso continuado de qualquer medicamento. Além dessas orientações para o primeiro mês de gravidez, nada é mais importante do que realizar o pré-natal, o acompanhamento necessário do desenvolvimento e da saúde da criança. A consulta de um especialista pode indicar os cuidados básicos para sua gravidez. Gostou deste artigo? Siga as outras dicas do e-book “Guia para mães na primeira viagem: tudo o que você precisa saber sobre os primeiros meses de gravidez”.
5. Imunização no primeiro mês de gravidez
Sob a supervisão de um especialista, as gestantes devem ser imunizadas contra doenças como rubéola e hepatite B, que podem causar problemas durante o desenvolvimento do feto. Outra coisa a se prestar atenção é o risco de toxoplasmose, que é uma doença causada pela transmissão de protozoários. Toxoplasma gondii) por meio de fezes de gato. Evite comer carne crua e carne malpassada. Frutas e vegetais sempre devem ser lavados. proteja-se contra! Começar a engravidar
6. Prevenção de Covid-19 em mulheres grávidas
A prevenção e os cuidados com as gestantes e puérperas da doença são os mesmos da população em geral, com uso de máscara, lavagem das mãos com água e sabão, uso de gel alcoólico, medidas de isolamento social e etiqueta respiratória.