-b4f57ce9.jpg)
Durante a amamentação, a alimentação da mãe deve ser balanceada e variada. É importante consumir muita água, frutas, grãos inteiros, vegetais e vegetais, pois podem favorecer a produção de leite.
Além disso, evite comer alimentos processados ??com alto teor de gordura, que não têm valor nutricional para mães ou bebês.
Durante a amamentação, como a produção do leite materno exige muita energia, a mãe vai perdendo lenta e gradativamente 1 a 2 kg a cada mês, portanto não é recomendável adotar nenhuma dieta restritiva para perder peso nesse período.
O que comer durante a lactação
Durante a amamentação, as mulheres precisam de mais energia e proteína, e essa energia e proteína devem ser obtidas por meio de uma dieta balanceada que inclua todas as categorias de alimentos. Além disso, é importante atentar para a ingestão de laticínios para que sejam suficientes para atender às necessidades de cálcio.
Algumas dicas para facilitar a alimentação das mães são:
- Coma pelo menos 5 porções de frutas e vegetais todos os dias;
- Coma proteínas, como frango ou peru cozido e ovos;
- Coma peixes 2 a 3 vezes por semana e prefira peixes com baixo teor de mercúrio, como sardinha, atum, truta e salmão;
- Prefira carboidratos de trigo integral, como arroz integral, massa de trigo integral, cereais, cereais e pão de trigo integral;
- Por exemplo, coma 2 a 3 porções de laticínios, como 1 xícara de leite desnatado ou semidesnatado, 1 fatia de queijo branco e 1 porção de iogurte natural. Se o bebê apresentar sinais e sintomas de intolerância à lactose, a mãe deve evitar esses produtos ou preferir alimentos sem lactose e deve obter cálcio de outras fontes alimentares;
- Inclua boas gorduras diárias, como abacate, azeite, nozes e sementes, como semente de linhaça, sementes de chia e abóbora.
Além disso, as mães devem beber bastante água para ajudar na produção de leite, sendo recomendado o consumo de cerca de 3 litros de água por dia. Essa quantidade inclui a água presente em frutas, sopas e sucos, portanto, ainda é necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chá sem açúcar, todos os dias.
Micronutrientes necessários nesta fase
Durante a amamentação, é importante ingerir vitaminas e minerais suficientes, o que deve ser feito comendo alimentos ricos em ferro, ácido fólico, zinco, vitamina C, complexo de vitaminas B, cálcio e ômega-3. A tabela a seguir mostra a ingestão diária dessas vitaminas pelas mulheres durante a amamentação:
_(1)-3bdc8737.jpg)
_(1)-de2f6d05.jpg)
Mulheres que amamentam podem tomar café?
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso. Os bebês não podem metabolizar essa substância. No entanto, alguns estudos mostraram que 300 mg de cafeína por dia não causam alterações no bebê. Portanto, as mulheres podem consumir 2 a 3 xícaras de café por dia , contanto que não sejam Antes de o bebê ser alimentado.
O que não comer durante a lactação
Os alimentos que devem ser evitados durante a amamentação são frituras, linguiças, queijos amarelos, refrigerantes, bolos e biscoitos e outros alimentos por conterem muita gordura e açúcar.
Em famílias com histórico de alergias, é considerado benéfico para a mãe remover alimentos alergênicos da dieta, como ovos e amendoim. No entanto, isso não é regra, pois varia de pessoa para pessoa, sendo importante consultar o pediatra ou nutricionista antes de retirar os alimentos da dieta.
Além disso, é proibida a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool pode ser excretado pelo leite materno e passado para o bebê. Saiba mais sobre o que você não pode comer durante a amamentação.
Exemplo de menu de 3 dias A tabela a seguir mostra exemplos de cardápios de dieta balanceada e variada que podem ser ingeridos durante a amamentação:
O número indicado no cardápio varia de acordo com as características da mulher, é importante consultar uma nutricionista para uma avaliação completa e um plano nutricional de acordo com as suas necessidades e do seu bebê.
Como prevenir cólicas infantis durante a amamentação
Se o bebê tiver cólicas, a mãe pode mudar sua dieta, mas isso varia de bebê para bebê. A mãe deve prestar atenção se o bebê tem cólica após comer determinado alimento. Isso deve ser removido da dieta.
Alguns alimentos associados às cólicas infantis são chocolate e alimentos causadores de gases, como feijão, ervilha, nabo, brócolis, couve-flor, repolho e pepino.
Em alguns casos, o leite também pode causar cólicas em bebês. A mãe pode precisar beber leite sem lactose ou, mesmo se o leite precisar ser retirado da dieta, ele pode ser substituído por leite vegetal, como leite de coco, amêndoas ou arroz. No entanto, se esta não for a causa das cólicas do bebê, as mães devem consumir os laticínios diários recomendados.
Além disso, alguns chás como ginseng, kava kava e o de Carqueja também podem causar cólicas em bebês, por isso é proibido. Confira outros exemplos de chás que você não pode beber durante a amamentação.