Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Alimentos que causam cólicas

Os parceiros de jantar da mãe e do bebê podem desfrutar de um extenso menu. Mas alguns bebês são sensíveis a certos alimentos na dieta da mãe (veja O que são cólicas? Seu bebê tem cólicas? Como saber). Alimentos que causam cólicas podem passar para o leite materno e incomodar o bebê. Isso pode acontecer dentro de duas horas após a ingestão do alimento que causou a cólica. 

Uma pista para sensibilidades alimentares como causa de comportamento agitado e cólica é um padrão chamado cólica de 24 horas. Este termo descreve um episódio de dor que ocorre dentro de 24 horas após uma mãe que amamenta consumir um alimento que causa espasmos.


Lacticínios

Proteínas alergênicas em produtos lácteos podem passar para o leite materno e causar sintomas de cólica em bebês.


Alimentos que contêm cafeína

Refrigerante, chocolate, café, chá e alguns remédios para resfriado contêm cafeína. Enquanto alguns bebês podem ser sensíveis à cafeína, geralmente a mãe tem que consumir muita cafeína para perturbar o bebê.


Cereais e nozes

Os mais propensos a alergias são trigo, milho, amendoim e soja.


Comida apimentada

Seu leite pode ter um sabor distinto depois de comer alimentos picantes ou com alho. Por exemplo, saladas picantes, pizza e alimentos étnicos podem fazer o estômago do bebê protestar. Esses alimentos podem causar jejum ou cólicas.


Comida inchada

Brócolis, cebola, couve de Bruxelas, pimentão, couve-flor, repolho – esses vegetais crus podem incomodar os bebês. No entanto, eles são menos propensos a serem censuráveis quando cozidos. 

A experiência de amamentação em primeira mão confirma o que as mães que amamentam sabem há muito tempo - alimentos com alto teor de gás podem produzir bebês com alto teor de gás.

Rastrear alimentos que causam cólicas

Esta técnica simples de três etapas ajuda a identificar alimentos causadores de cólicas no leite materno. Essas etapas também podem ser usadas para identificar alergias alimentares que podem se desenvolver quando seu bebê começa a comer alimentos sólidos.

Passo 1: Faça um gráfico de comida espalhafatoso

Acompanhe e liste os alimentos em sua dieta que são mais propensos a causar cãibras. O leite é o culpado mais comum na lista de alimentos que causam cólicas. Antes disso, liste os problemas do seu bebê. Os sintomas podem incluir:

  • Agitação
  • Episódios de choro e cólicas
  • Inchaço
  • Constipação severa ou diarreia
  • Excesso de gás
  • Acordar noturno inexplicável
  • Um anel vermelho ao redor do ânus do bebê

Passo 2: Elimine os alimentos

Comece com leite e elimine os alimentos mais suspeitos de causar cólicas, um a um (ou todos de uma vez, se forem graves). Elimine esses alimentos de sua dieta dentro de 10 a 14 dias. Observe seu bebê para ver se os sintomas da doença diminuem ou desaparecem. Se não, tente eliminar alimentos diferentes. Se eles desaparecerem, vá para a etapa três.

Etapa 3: Resultados do Desafio

Se a maioria dos sintomas incômodos diminuir (o que pode levar uma semana ou mais para acontecer), conteste os resultados. Você pode fazer isso reintroduzindo alimentos suspeitos de cólicas. Se os sintomas do seu bebê se repetirem dentro de 24 horas, risque temporariamente esse alimento do seu cardápio. Enquanto as mães costumam ser detetives sensatas, o desafio da reintrodução torna você mais objetivo. Lesões, quando seu bebê está machucado, é fácil sinalizar rapidamente certos alimentos como o culpado.

Isso pode desnecessariamente privar você e seu bebê de uma valiosa fonte de nutrição. Mesmo que você culpe alimentos específicos pelo problema, a maioria dos bebês é apenas temporariamente intolerável a certos alimentos que causam cólicas. Assim, permitindo que você finalmente reintroduza suas comidas favoritas.

Não coma demais

Alguns bebês são sensíveis a gotas ou restos de nutrientes nocivos, enquanto outros só se incomodam com quantidades maiores. Produtos de trigo e alimentos cítricos são exemplos disso. Muito vai incomodar seu bebê, mas uma pequena quantidade é tolerável.

Se você come menos, mas seu bebê é mais agitado, converse com um consultor de lactação para garantir que sua técnica de amamentação não seja um problema. Você também pode considerar consultar um nutricionista para se certificar de que está comendo uma dieta equilibrada.


Mais importante ainda, consulte o médico do seu bebê para aprender sobre as causas não alimentares dos problemas alimentares com cólicas do seu bebê. Para dicas sobre como eliminar cólicas e como acalmar e lidar com bebês infelizes, veja nosso Picky Baby Book (Little, Brown, 1996).

Vamos dar uma última cenoura para os gourmets; não deixe que o medo das restrições alimentares atrapalhe a amamentação. 

Muitas vezes, esses bebês intolerantes também têm sérios problemas com algumas ou todas as fórmulas. Para a maioria dos casais que amamentam, o que a mãe come não incomoda o bebê.

Para obter mais dicas sobre como identificar alimentos que causam cãibras, consulte nossos três passos para rastrear a causa de suas cólicas.