Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Uma pesquisa realizada por médicos canadenses mostrou que 3 a 12 meses após o parto é o momento ideal para perder o peso extra ganho durante a gravidez.

De acordo com a pesquisa publicada na revista profissional Diabetes Care, mães que não conseguem perder peso em um ano após o nascimento do bebê ou que ganham peso durante esse período podem enfrentar sérios riscos à saúde.

Os pesquisadores disseram que esse grupo de pessoas pode ter problemas como hipertensão no futuro, além de outros fatores que podem levar ao diabetes e doenças cardíacas.

Estudos mostraram que os fatores de risco mais elevados para a saúde da mulher - observados um ano após o parto e naquelas que não perderam peso - não são comprovados depois que o bebê faz três meses.

Os resultados do estudo mostram que dentro de 3 a 12 meses após o parto, as mulheres têm que perder pelo menos parte do período crítico de peso extra ganho durante a gravidez.

Pesquisadores canadenses acompanharam a perda de peso pós-parto de um grupo de cerca de 300 mulheres saudáveis. Eles também monitoram fatores de risco para diabetes e doenças cardíacas, como pressão arterial, lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim) e resistência à insulina (o hormônio responsável pela redução do açúcar no sangue, conhecido como níveis de açúcar no sangue).


“A maioria das mulheres não recupera imediatamente o peso pré-gravidez (após o parto), e descobrimos que o padrão típico é que mais de 80% das mulheres não façam isso por três meses”, diz o pesquisador de diabetes Ravi Retnakaran. O clínico do Hospital Mount Sinai em Toronto foi responsável pelo estudo.

“Sugerimos que entre 3 e 12 meses, as mulheres já estejam no caminho certo para perder peso”, acrescentou.

"Percebemos que o período entre 3 e 12 meses após o parto é crucial. Durante este período, médicos e pacientes devem prestar atenção ao controle de peso, que é muito importante para o metabolismo a longo prazo e a saúde vascular", disse Retnakaran.

Ganho de peso na Gestação

Conforme o bebê cresce, o ganho de peso durante a gravidez é normal. Em média, dentro de nove meses de gravidez, as mulheres geralmente aumentam seu peso corporal total em 20% ou mais.


Após o parto, a falta de exercícios e sono podem dificultar as tentativas de perder peso.

Estudos também mostraram que o peso de uma mulher um ano após o parto é um poderoso indicador de seu peso 15 anos depois.

De acordo com médicos do Hospital Mount Sinai, a hipótese é que o efeito cumulativo do ganho de peso durante cada gravidez levará a um aumento do risco de mulheres sofrerem de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.