Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Em meio à pandemia do novo coronavírus, surge uma esperança: o anúncio das vacinas e o início do processo de imunização em outros países. Em meio às incertezas de quando este processo irá começar no Brasil e sobre a eficácia das vacinas, muitas mamães ficaram confusas se devem ou não tomar a vacina neste primeiro momento por serem de grupos de risco.

Veja neste post algumas informações sobre a vacinação de gestantes contra a SARS-CoV-2 segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

O que diz a Febrasgo?

A Febrasgo recomenda que a aplicação de vacinas em gestantes não deve ser feita neste primeiro momento porque não há registros dos efeitos que elas podem causar nas grávidas e seus bebês, já que elas não foram incluídas nos grupos de estudos das vacinas. Para que ela seja considerada segura para aplicação, os laboratórios devem garantir que a dupla dosagem não ocasionará problemas ao bebê e à mãe, como: parto prematuro, má-formação e outros problemas durante a gestação.

Além disso, a presidente da Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Febrasgo, Cecilia Rotelli Martins, também comenta acerca do desejo de engravidar neste período. Ela recomenda que a concepção ocorra somente após as duas doses, mas se a mulher engravidar entre elas, recomenda-se que a segunda dose seja aplicada após o parto.

Atente-se aos tipos de vacina

Mesmo que estejamos animados para a vacina, as gestantes precisam se atentar ao tipo de vacina, além da sua eficácia, efeitos colaterais, etc. Não é indicado o uso de vacinas que utilizem o vírus ativo para a gestante, ou seja, a vacina com o vírus atenuado. O tipo indicado é aquele que usa o vírus inativo ou seus fragmentos, como o seu RNA.

A boa notícia, segundo o ginecologista Geraldo Duarte, presidente da Comissão Nacional Especializada em Doenças Infectocontagiosas da Febrasgo, é que as vacinas gerais contra a COVID-19 estão sendo desenvolvidas a partir do tipo indicado para as gestantes.

Atenção às outras vacinas!

Além da vacina do Coronavírus, outras também são essenciais e merecem atenção para garantir a sua saúde e a do seu bebê, como as: dTpa( protegendo contra a difteria, coqueluche, tétano e a tríplice bacteriana acelular do tipo adulto), a dT (contra difteria e tétano) e a de Hepatite B e Influenza A, contra a gripe.

Vale dizer que, mesmo que neste momento seja de maiores cuidados e para evitar contato com outras pessoas, é importante garantir que a caderneta de vacinação esteja em dia. Muitos postos de saúde e clínicas estão tomando os devidos cuidados para que tudo ocorra sem nenhum risco, mas ainda assim evite os horários de pico nos postos, veja locais alternativos de vacinação e até mesmo clínicas particulares, onde o atendimento é mais reservado.


Espero que este conteúdo tenha tirado suas dúvidas. Tudo vai dar certo, mamãe!

Um grande abraço e até a próxima!