Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Os primeiros dentes do bebê normalmente surgem a partir dos 6 meses de idade e pode ser facilmente notado, uma vez que pode deixar o bebê mais agitado, com dificuldade para comer ou dormir, por exemplo. Além disso, é comum que quando os dentes começam a surgir, o bebê comece a colocar todos os objetos que vê pela frente, na boca e tente mastigá-los.

Apesar de ser mais frequente que os primeiros dentinhos surjam a partir dos 6 meses, em alguns bebês eles podem aparecer logo a partir dos 3 meses ou perto do 1º ano de idade, por exemplo.

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Os primeiros dentes do bebê geralmente surgem por volta dos 6 ou 8 meses de idade e, enquanto alguns bebês podem não apresentar qualquer alteração no comportamento, outros podem apresentar sinais como:

  1. Agitação e irritabilidade;

  2. Salivação abundante;

  3. Gengivas inchadas e doloridas;

  4. Vontade de mastigar todos os objetos que encontra;

  5. Dificuldade em comer;

  6. Falta de apetite;

  7. Dificuldade para dormir.

Além disso, a febre e a diarreia também podem surgir e o bebê pode ficar mais chorão.

O que fazer no nascimento dos primeiros dentinhos

Com o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, os pais podem aliviar a dor do bebê massageando as gengivas com as pontas dos dedos, utilizando pomadas anestésicas específicas, como a Camomilina, ou dando objetos e brinquedos frios para o bebê morder, como os mordedores ou palitinhos de cenoura depois de os colocar na geladeira.

Se o bebê ficar com o queixo vermelho e irritado por causa da baba, pode-se colocar o creme que se utiliza para as assaduras porque contém vitamina A e zinco, que ajudam a proteger e a regenerar a pele.

Como cuidar dos primeiros dentinhos

Os primeiros dentinhos do bebê devem começar a ser cuidados antes de nascerem porque os dentes de leite preparam terreno para os dentes definitivos, dando forma à gengiva e criando espaço para eles. Para isso, os pais devem limpar as gengivas, bochechas e a língua com um pano ou uma gaze úmida pelo menos 2 vezes ao dia e, principalmente, antes de colocar o bebê para dormir.

Depois do nascimento do primeiro dente, deve-se começar a escovar os dentes do bebê com uma escova e apenas com água, pois só se deve usar creme dental apenas a partir de 1 ano de idade, por conta do flúor. A primeira consulta do bebê no dentista deve ser logo após o aparecimento do primeiro dentinho.