Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Por que a ansiedade e a depressão pós-parto são tão comuns? Como você pode estar tão feliz em um minuto e chorar no seguinte? Resposta curta - ser mãe é difícil! Às vezes impossível! Só gasolina e sem freios.

A depressão emocional pela qual uma mulher passa durante a gravidez parece nunca parar. Nossas vidas com bebês podem ser estressantes, caóticas e imprevisíveis! Após o parto, seu corpo está reorganizando tudo – literalmente mudando todos os aspectos de como seu cérebro e corpo funcionam. Isso pode deixá-lo louco!

Mas e se você pudesse se concentrar novamente em como lidar com o inevitável modo de sobrevivência da maternidade?

Com esses 6 truques, acredito que você pode aliviar a depressão emocional após o parto, encontrar seu próprio espaço emocional e recuperar sua maternidade!

Sinais e sintomas de baby blues, depressão pós-parto e ansiedade pós-parto

Há um estigma profundamente enraizado em torno da saúde mental em nossa cultura, especialmente se você é uma mãe nova e pode ser difícil dizer que está lutando. Nossa sociedade coloca expectativas irrealistas nas novas mães. 

Assim que o bebê chegar, as mães devem ficar animadas. Você não pode lutar contra o medo, o estresse, a preocupação, a desesperança ou a opressão. Mas isso não é verdade, e com certeza não ajuda. Podemos fazer melhor para apoiar as mães, os pilares da nossa sociedade.

Vamos definir alguns termos primeiro. O corpo de uma mulher passa por tanta coisa depois de dar à luz, e é completamente normal ter altos e baixos emocionais. As novas mães podem experimentar mudanças de humor, choro, ansiedade e problemas para dormir nas primeiras semanas após o parto, muitas vezes chamadas de "baby blues".

Mas algumas mães podem experimentar ansiedade ou depressão mais severa e duradoura, chamada ansiedade pós-parto (PPA) ou depressão pós-parto (PPD). PPA e PPD não são sinais de falhas ou fraquezas de caráter. Eles são a maneira do seu corpo dizer que você precisa de suporte extra após o parto.

Os sintomas da depressão pós-parto podem variar. A princípio, a depressão pós-parto pode ser facilmente confundida com o baby blues -- mas os sintomas costumam ser mais intensos e duradouros.

Sinais e sintomas de depressão pós-parto

  • Sentimento de desespero
  • Choro excessivo
  • Mudanças de humor severas
  • Insônia
  • Sentimentos de vergonha, culpa ou inadequação
  • Dificuldade de vínculo com o bebê
  • Ficar longe da família e amigos
  • Dificuldade em pensar com clareza, concentração ou tomar decisões
  • Ansiedade grave ou ataques de pânico
  • Pensamentos de ferir a si mesmo ou ao seu bebê

Se você tiver algum sintoma de depressão, pode ser necessário procurar ajuda profissional. Se não conseguir falar com o seu médico, pode sempre ligar para o 188 ou para a Linha de Prevenção do Suicídio.

Você nunca precisa lutar contra a depressão pós-parto sozinha!

Causas da montanha-russa emocional pós-parto

Então, por que o pós-parto é uma montanha-russa emocional?

A resposta simples é hormônios.

O corpo de uma mulher é inundado com hormônios durante a gravidez e depois despenca após o parto. Flutuações hormonais podem levar a humor deprimido, depressão, ansiedade, raiva, nervosismo e muito mais. Sem falar que os hormônios também são responsáveis por ajudar a manter os níveis de estresse, sono, metabolismo, função cerebral, saúde digestiva e muito mais!

No entanto, nem sempre é fácil. Outros fatores podem contribuir para a montanha-russa emocional pós-parto, incluindo:

  • Genética. Nossos genes nos tornam mais suscetíveis a flutuações hormonais.
  • Problemas de saúde mental passados. Mulheres diagnosticadas com depressão antes da gravidez são mais propensas a desenvolver depressão pós-parto.
  • Recuperar. Você acabou de fazer a coisa mais difícil que pode fazer - ter um bebê. A recuperação leva tempo e pode ser difícil!
  • O açúcar no sangue é instável. As mães geralmente comem em movimento, comem aleatoriamente ou esquecem de comer completamente. Isso pode causar grandes oscilações no açúcar no sangue, o que pode afetar o mau humor, a ansiedade, o estresse, a fadiga e a depressão.
  • Problemas de sono. Você tem dificuldade para pegar no sono, manter o sono ou voltar a dormir depois de acordar com seu bebê? Um sono de boa qualidade afeta nosso funcionamento físico, mental e emocional.

6 maneiras de aliviar a depressão pós-parto

Aqui estão seis das minhas dicas favoritas para ajudá-la a se sentir mais emocionalmente estável após o parto.

 1. Crie uma comunidade

Não há problema em pedir ajuda! Sua comunidade de amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho quer ajudar; eles simplesmente não sabem o que fazer ou como ajudar. Faça um esforço consciente para pedir o que você precisa quando precisa. Você pode se surpreender com o quanto sua comunidade pode influenciá-lo.

2. Crie espaço para você

Isso é dever! Mamães, isso é difícil e exige prática, mas recomendo que reservem um tempo para cuidar de si mesmas e desenvolvam um hábito de autocuidado que as ajudará a se sentirem rejuvenescidas. Lembre-se, quando a mãe se cuida e é cuidada, a saúde de toda a família melhora.

3. Exercício

Mova seu corpo do jeito que você gosta todos os dias. Algo tão simples como uma caminhada de 20 minutos ou uma festa dançante pode ajudar a melhorar seu humor, normalizar a insulina e a glicose e reduzir o estresse. Apenas tome cuidado para não se esforçar demais.

4. dormir

Eu sei que isso é mais fácil dizer do que fazer! Quando dormimos melhor, fazemos melhor. Tire pequenas sonecas enquanto seu bebê dorme. Ou peça a um amigo ou vizinho para tomar conta enquanto você descansa. Vá para a cama 15 minutos mais cedo todas as noites desta semana. Pedaços de ajuda.

5. Nutrição

Por causa da conexão intestino-cérebro, a saúde do nosso intestino afeta diretamente a saúde e o humor do nosso cérebro. Comer proteínas e gorduras saudáveis pode ajudar a regular o açúcar no sangue. Além disso, certifique-se de ingerir fibras suficientes (pelo menos 30 gramas por dia) para manter as fezes saudáveis. Cocô saudável é muito importante para sua saúde mental. Quanto mais pudermos suportar um microbioma diversificado, saudável e robusto, mais felizes e emocionalmente estáveis seremos.

6. Ervas, Vitaminas e Nutrientes

Eu poderia falar sobre isso o dia todo! Existem muitas maneiras de usar ervas, nutrientes e suplementos para apoiar seu corpo durante o período pós-parto.

Ervas: As ervas são muito poderosas e podem ser mais eficazes do que medicamentos. Ervas como maracujá e aveia (Avena), melissa, erva-mãe (não para gravidez), rodiola (não para gravidez), lavanda e erva de São João (não para gravidez) podem ser benéficas.

Vitaminas e Nutrientes: Existem várias ótimas ferramentas para ajudar na ansiedade e promover uma boa noite de sono. Eu gosto de usar glicina, l-teanina e fosfatidilserina. Também uso regularmente SAM-e, vitaminas B e vitamina D para ajudar minha mãe que luta contra a depressão, ansiedade ou problemas de sono.

É importante notar que nem todos os nutrientes podem ser adequados durante a gravidez ou amamentação. Consulte o seu fornecedor antes de adicionar qualquer suplemento nutricional.

Grupo Projeto Mães Duras

Ao longo dos anos, tive o privilégio de estudar e servir como parteira, voluntária Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Usei esse conhecimento para ajudar muitas mulheres a navegar pela experiência da maternidade.

O Programa  assistência humanizada à mulher Group ajuda você a passar de simplesmente sobreviver para prosperar como mãe!

Este programa de grupo online fornecerá um conjunto de ferramentas para ajudá-lo a:

  • Navegando no papel mutável e gratificante da maternidade
  • Encontre mais equilíbrio no seu dia
  • Ajuda você a criar espaço para se priorizar
  • Restaurar sua energia e paz de espírito
  • Comece a equilibrar os hormônios pós-parto