Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Assim que nascem, os bebês apresentam uma estrutura óssea e muscular bem frágil, afinal, cerca de 75% a 78% do seu corpo é composto apenas por água. Por esta razão, conforme o bebê cresce, é ideal que alguns exercícios físicos para desenvolver sua estrutura corporal e coordenação motora sejam feitos.

Mas quais são os exercícios ideais? Eles podem machucar o bebê? Como sei se estou fazendo corretamente?

Calma! Vamos apresentá-los um a um e responder essas questões!

Primeiro Exercício - Ficar de bruços


Naturalmente, o bebê passa grande parte do tempo com as costas apoiadas no berço, no colo, etc., fazendo com que os seus músculos dos ombros, dos braços, pescoço, estômago e costas não se desenvolvam bem. Um exercício que pode ajudar no desenvolvimento desses músculos é colocá-lo de barriga para baixo em cima de uma coberta macia por cerca de 3 a 5 minutos, duas vezes ao dia, e fazendo com que ele olhe ao redor para estimular ainda mais seus movimentos. Conforme ele vai crescendo, o exercício pode ser aumentado para até 20 minutos.

Segundo Exercício - Andando de bicicleta

Uma brincadeira tradicional entre mãe e bebê e um meio saudável de aliviar os gases do bebê é simular que ele está andando de bicicleta, certo? Pois além de diverti-lo e eliminar alguns incômodos dos gases, esse exercício é uma excelente maneira de estimular os músculos e ossos das pernas, quadril, abdômen e dos joelhos.

Para fazer, basta colocar o pequeno de costas e girar gentilmente suas perninhas em círculos, como se ele estivesse realmente pedalando. Além disso, faça caretas, cante e brinque com ele para que se sinta bem e entretido, motivando-o a continuar o exercício. A hora ideal para parar é assim que ele não se sentir mais à vontade, mostrar inquietude ou chorar.

Terceiro Exercício - Sentar


Pode parecer simples e natural e que vem com o crescimento da criança mas quanto mais cedo estimular o bebê a sentar, melhor, muito por conta do benefício que este exercício traz para seu desenvolvimento corpóreo. Ele estimula o desenvolvimento da coluna vertebral, dos músculos das costas, abdômen, ombros, braços e pescoço.

Ao colocar a criança nessa posição, ela naturalmente tentará deixar sua cabeça erguida e movimentará os músculos do peito para manter o equilíbrio.

Quarto Exercício - Levantamento de Peso


Quando ouvimos em levantamento de peso logo imaginamos os halteres de academia ou algo bem pesado, o que claramente não é o caso do bebê, né?

O tempo ideal para o bebê começar a erguer alguns objetos é aos três meses de vida, podendo levantar seus brinquedos e coisas pequenas, preferencialmente aqueles que acendem ou fazem barulhos, para que ele fique motivado a levantá-los mais rapidamente. Esse movimento desenvolve seus músculos dos braços, ombros, ossos da mão e sua coordenação motora e do olhar.

Esses são apenas alguns exercícios que você pode fazer para que seu pequeno cresça ainda mais saudável e forte e crie laços ainda mais fortes entre vocês!

Um abraço e até a próxima!