
Por isso, para uma gravidez saudável, as mulheres grávidas devem parar de fumar, evitar o álcool, praticar exercícios regularmente e reduzir a ingestão de cafeína. Além dessas mudanças, no entanto, deve haver outras mudanças na vida da gestante. Confira as 12 principais dicas para uma gravidez saudável.
1. Coma alimentos saudáveis
Uma dieta saudável é especialmente importante para mulheres grávidas. Para que o bebê seja saudável e forte no útero, ele precisa de nutrição. Coma muitas frutas e vegetais coloridos, grãos integrais, alimentos ricos em cálcio e alimentos com baixo teor de gordura saturada.
2. Tome uma vitamina pré-natal diária
Tomar um multivitamínico pré-natal diário garante que você e seu bebê recebam as quantidades certas dos principais nutrientes de que você e seu bebê precisam durante a gravidez, incluindo ácido fólico, ferro e cálcio.
3. Mantenha-se hidratado
O corpo de uma mulher grávida precisa de mais água do que antes da gravidez. Apontar para oito ou mais copos por dia.
4. Faça o pré-natal
As mulheres devem obter cuidados pré-natais regulares de um profissional de saúde. As mães que não receberam cuidados pré-natais regulares eram mais propensas a ter bebês com baixo peso ao nascer ou outras complicações. Considere o pré-natal em grupo, se possível.
-05488403.jpg)
-e2f0a904.jpg)
5. Evite certos alimentos
As mulheres devem evitar certos alimentos durante a gravidez. não coma:
- Carne crua ou rara
- Fígado, sushi, ovos crus (também com maionese)
- Queijos de pasta mole (feta, brie)
- Leite não pasteurizado
Produtos de origem animal crus e não pasteurizados podem causar intoxicação alimentar. Alguns peixes, mesmo quando cozidos, podem ser prejudiciais para um bebê em crescimento devido ao seu alto teor de mercúrio.
6. Não beba álcool
Não beba álcool antes e durante a gravidez e durante a amamentação. O consumo de álcool aumenta o risco de transtorno do espectro alcoólico fetal (FASD) no feto. FASD pode causar características faciais anormais, graves dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais.
O álcool pode afetar a saúde do bebê no início da gravidez, antes que a mulher saiba que está grávida. Portanto, as mulheres que podem engravidar não devem beber álcool.
7. Mamãe não fume
Fumar não é saudável para você e seu filho ainda não nascido. Aumenta o risco de síndrome da morte súbita infantil (SIDS), parto prematuro, aborto espontâneo e outros resultados adversos.
8. Comece atividade física
Exercitar-se todos os dias ou manter-se ativo de outras maneiras pode ajudá-la a se manter saudável durante a gravidez. Converse com seu médico sobre a quantidade certa de atividade física para você.
9. Tome uma vacina contra a gripe
A gripe pode deixar as mulheres grávidas muito doentes e aumenta o risco de complicações para os bebês. A vacina contra a gripe protege você de doenças graves e ajuda a proteger seu bebê após o nascimento. Pergunte ao seu médico sobre como tomar a vacina contra a gripe.
10. Durma o suficiente
Dormir o suficiente (7 a 9 horas) é importante para você e seu bebê. Tente dormir do lado esquerdo para melhorar o fluxo sanguíneo.
11. Reduza o estresse
Reduzir o estresse é fundamental para melhorar os resultados do parto. As mulheres grávidas devem evitar situações estressantes tanto quanto possível. Deixe seu ente querido ajudá-lo a gerenciar o estresse em sua vida.
12. Planeje sua gravidez
"Se você optar por conceber quando sabe que está mais saudável, isso aumenta suas chances de uma gravidez e parto saudáveis."
Isso não significa apenas que as mulheres devem garantir sua aptidão física antes de conceber, mas também devem considerar sua idade antes de conceber. As mães que tiveram filhos cedo (antes dos 16 anos) ou mais tarde na vida (acima dos 40) apresentaram maior risco de parto prematuro. Além disso, as mulheres que conceberam novamente muito cedo (menos de 18 meses entre os partos) eram mais propensas a ter partos prematuros.